quinta-feira, 16 de julho de 2015

Copa-Cogeca considera positiva a iniciativa da CE para reduzir impacto da crise russa

15-07-2015 
 


 
O Copa-Cogeca considera um passo na direcção correcta a iniciativa da Comissão Europeia de introduzir novas medidas para auxiliar os produtores europeus de frutas e hortícolas afectados pela crise russa e ampliar o apoio ao sector do leite.

O secretario-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que a iniciativa da Comissão é um passo positivo. Os produtores europeus de leite, carne de porco e frutas e hortícolas são fortemente afectados pela proibição de exportação imposta pela Rússia. O embargo, do qual são vítimas os agricultores e as cooperativas, reduziu para metade, por um valor de 5.500 milhões de euros, as exportações de produtos agro-alimentares, pelo que a mesma vai ajudar a estabilizar o mercado, mas antes será necessário analisar os detalhes da proposta, referiu o responsável.

A organização também recebeu favoravelmente a decisão da Comissão Europeia de ampliar a intervenção pública e a ajuda ao armazenamento privado no sector do leite comunitário, mas com preços à produção muito inferiores aos custos de produção em muitos países, o preço de intervenção para o leite europeu deve aumentar tendo em conta a subida das despesas de produção.

O Copa-Cogeca solicitou ainda à Comissão que adiante os pagamentos directos para antes de 01 de Dezembro e garanta que a imposição suplementar de 2014-2015 retorne ao sector do leite para ajudar os produtores a superarem os sues problemas de liquidez.

Por último, o Copa-Cogeca considera necessário que a União Europeia intensifique as negociações com a Rússia para que se suspendam as restrições sanitárias e fitossanitárias impostas às exportações europeias de carne de porco no início de 2014, o que permitia retomar as exportações para a Rússia de alguns produtos que não estavam incluídos na lista geral dos proibidos como consequência do conflito político entre a União Europeia e a Rússia.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário