quinta-feira, 16 de julho de 2015

Junho passado foi o mês mais quente no mundo desde finais do século XIX

15-07-2015 
 

 
O passado mês de Junho foi o mês mais quente em todo o planeta desde que se começaram a recolher dados, em finais do século XIX, publicou a Agência Meteorológica do Japão.

A temperatura média à superfície do globo de junho de 2015 foi de 0,41 graus centígrados, acima da média registada entre os anos 1981-2010 e superior em 0,76 graus à média de todo o século XX, o que o transforma no mês mais quente desde que se recolheram dados pela primeira vez, em 1891, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Este indicador resulta da média entre as temperaturas da superfície terrestre e da oceânica. Junho de 2015 coincidiu com a chegada de uma onda de calor que afectou sobretudo a faixa ocidental europeia. Aliás, em Portugal foi o mês mais quente dos últimos dez anos e o quinto desde 1931, com uma temperatura média do ar de quase 22 graus Celsius, «muito superior» ao normal, segundo dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Muitos organismos, incluindo a JMA, têm também apontando que a força exibida este ano pelo fenómeno El Niño no Oceano Pacífico terá efeitos nas temperaturas em todo o globo.

A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês), que revelou recentemente que maio passado foi o mês mais quente de sempre, deve publicar nos próximos dias o relatório referente às temperaturas médias globais deJunho.

Especialistas esperam que possa haver pequenas divergências, mas consideram que o veredito será o mesmo, pelo que Junho vingará como o mês mais quente no mundo da história recente.

Fonte: Diáriodigital; Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário