quarta-feira, 15 de julho de 2015

Grande oposição à proposta da Comissão sobre os OGM’s

Julho 14
13:20
2015

A discussão sobre a proposta da Comissão, que dá poderes aos Estados-membros para aprovarem os OGM's para consumo, foi acesa e registou a oposição da grande maioria dos países.

Assim, apenas Chipre, a Letónia e a Hungria mostraram apoiar a proposta, enquanto todos os outros foram muito críticos.

Apesar do Comissário Andriukaitis ter dito que não existe plano B, praticamente todos os países intervieram, considerando que a proposta podia vir a pôr em causa a livre concorrência de mercado a nível europeu.

A maioria das delegações, a Áustria, o Reino Unido, Malta, a Lituânia, a Grécia, a Roménia, a França, a Polónia, a Bulgária, a Itália, a Holanda, a Espanha, a República Checa, a Dinamarca e a Eslováquia, querem um estudo de impacto económico no mercado e da possibilidade de distorções ao nível europeu.

Outros países como a Áustria, a Lituânia, a Grécia, a Espanha, Portugal, a Itália, a Polónia e a França, puseram em causa a compatibilidade desta proposta com as normas de Organização Mundial de Comércio (OMC).

O próprio Ministro alemão levantou grandes dúvidas sobre o normal aprovisionamento em proteínas da Europa, com a aplicação desta proposta.

O Comissário Andriukaitis insistiu que não era necessário nenhum estudo de impacto e que não se podia afirmar que a proposta irá trazer graves problemas ao mercado, reafirmando a ideia que não há plano B.

Foi decidido que devem continuar as discussões técnicas pelos peritos sob a Presidência do Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário