sábado, 18 de julho de 2015

Manifestação do sector leiteiro

Julho 16
13:46
2015

Cerca de duas centenas de produtores de leite manifestaram-se em frente a supermercados na Póvoa do Varzim e Vila do Conde, com o intuito de alertar para a situação dramática em que vivem, devido à baixa do preço do leite pago à produção.

Este protesto, que incluiu tractores e máquinas agrícolas com vários dísticos, pretendem também fazer ver ao consumidor português a realidade em que vivemos, com dificuldades no escoamento do leite nacional, devido à importação doutros países.

Um dos grandes alvos visados foram os grandes supermercados, que são acusados de importar leite e produtos lácteos de outros países europeus, aproveitando os preços baixos praticados em detrimento do leite português.

Em Março deste ano terminaram as quotas leiteiras, o que levou alguns países europeus a aumentarem consideravelmente a produção que, coincidindo com o embargo russo, levou a uma descida de preços.

Neste momento, os produtores consideram que o preço pago pelo leite está francamente abaixo do valor de custo, o que torna a situação insustentável.

Muitos produtores estão em risco de serem forçados a venderem os seus animais e fecharem as portas.

O número de produtores tem vindo a diminuir drasticamente em Portugal, de cerca de 80.000 há vinte anos, para 3000 nos nossos dias.

Imagem - jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário