quinta-feira, 16 de julho de 2015

Medidas excepcionais para o sector do leite rejeitadas por Bruxelas

Julho 15
12:38
2015

O Governo dos Açores emitiu ontem um comunicado, onde lamentou o desfecho do Conselho Europeu de Agricultura, que teve lugar esta segunda-feira.

O Secretário Regional da Agricultura é citado, dizendo que "O desfecho do Conselho Europeu de Ministros da Agricultura não foi satisfatório, tendo o Comissário Europeu Phil Hogan mantido uma postura intransigente relativamente à adopção de medidas excepcionais pedidas para o sector do leite por quase duas dezenas de estados-membros".

"Embora tenham ficado compromissos para que o assunto seja retomado", em Setembro, o que "poderá revelar alguma abertura", Luís Neto Viveiros alerta para a "necessidade imperiosa de que a Comissão tome medidas excepcionais", realçando o comunicado, o "particular impacto nos Açores" que tem a queda do preço do leite.

O Governo dos Açores considera, ainda, que a decisão de Bruxelas, de "prorrogar para além de Setembro o regime de ajuda ao armazenamento privado para a manteiga, o leite desnatado em pó e certos queijos (…) também já não é suficiente face à situação dos mercados e à sua desregulação".

O Governo Regional dos Açores e as associações do sector têm vindo a alertar para as consequências negativas, para o sector, do final das quotas leiteiras e do impacto russo, exigindo medidas extraordinárias de apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário