sábado, 18 de julho de 2015

Itália vai apoiar desenvolvimento da agricultura angolana

17-07-2015 
 
Os governos de Angola e Itália assinam na próxima semana um memorando de entendimento no domínio agrícola, no âmbito da visita de três dias a Luanda que o ministro da Agricultura italiano inicia na segunda-feira.

Segundo informação transmitida à Lusa por fonte do Ministério da Agricultura angolano, a visita de Maurizio Martina insere-se na Feira Internacional de Luanda (Filda), a maior do género do país, com cerca de mil expositores, sendo a representação italiana a segunda maior, por país.

«Nós vamos aproveitar a experiência e o conhecimento científico de Itália, a capacidade de realização dos seus empresários, para podermos também desenvolver a nossa agricultura, relançar a indústria alimentar e diversificarmos a economia», disse, este mês, o ministro da Agricultura de Angola, Afonso Pedro Canga.

O Governo angolano aprovou nos últimos meses vários programas de apoio a sectores produtivos agrícolas, no valor de centenas de milhões de euros, descrevendo o objectivo de, nos próximos anos, aumentar a produção nacional agrícola e pecuária, cortando nas importações.

Além do memorando de entendimento no domínio agrícola, a assinar na quarta-feira pelos ministros da tutela dos dois países, numa altura em que Angola tenta parcerias internacionais para diversificar a economia, a comitiva italiana participa ainda no fórum Angola/Itália sobre o sector da Agricultura e da Indústria Alimentar, a realizar no dia 21, em Luanda.

Maurizio Martina tutela também as pastas das Pescas, Alimentação e Florestas em Itália e estará acompanhado em Luanda por representantes de cerca de vinte empresas envolvidas no sector da Agricultura.

Os governos de Angola e de Itália assinaram no início deste mês, em Roma, três instrumentos de cooperação bilateral, com destaque para o desenvolvimento da agricultura, durante a visita oficial do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, àquele país, que terminou a 07 de Julho.

Em causa estão dois memorandos de entendimento sobre cooperação económica e financeira e um terceiro instrumento jurídico sobre consultas políticas entre as diplomacias dos dois países.

A cooperação económica e o apoio às exportações italianas para Angola, nomeadamente sobre a negociação de seguros e garantia de riscos destas vendas através da Sociedade de Seguro ao Crédito Externo de Itália, integram os dois memorandos de entendimento económico e financeiro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística angolano, Itália foi o 11.º destino das exportações de Angola em 2014, no valor total de 962 milhões de euros, equivalente a uma quota de 2,29 por cento do total.

Nas importações, Itália foi o 15.º país nas compras de Angola ao exterior, com uma quota de 1,74 por cento do total e um montante de 359 milhões de euros.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário