segunda-feira, 13 de julho de 2015

Caso de gripe aviária H7N7 confirmado no Reino Unido

13/7/2015, 14:44

Um caso de gripe aviária da estirpe H7N7, "altamente patogénica" para as aves, foi confirmada numa quinta do noroeste do Reino Unido, mas os riscos para a saúde pública são "muito fracos".


Um caso de gripe aviária da estirpe H7N7, "altamente patogénica" para as aves, foi confirmada numa quinta do noroeste do Reino Unido, mas os riscos para a saúde pública são "muito fracos", indicaram as autoridades de saúde britânicas.

"O serviço de saúde pública de Inglaterra confirmou que o risco em termos de saúde pública para esta estirpe é muito fraco", disse Nigel Gibbens, o veterinário chefe do Ministério do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA), num comunicado.

"A agência de proteção alimentar declarou que não havia qualquer risco para os consumidores em matéria de segurança alimentar", adiantou.

Foi criada uma zona de restrição de 10 quilómetros, na qual é proibido deslocar os animais, à volta da quinta de criação de frangos perto da cidade de Preston, no Lancashire, e as aves estão a ser abatidas como medida de precaução, precisou Gibbens.

A gripe aviária é mortal para as aves e, conforme as estirpes, pode afetar os seres humanos que lidem com animais infetados.

Em 2003, a estirpe H7N7 dizimou quintas de criação na Holanda e levou ao abate de mais de 25 milhões de aves.

A Organização Mundial da Saúde Animal apelou em meados de maio para o reforço da luta contra a gripe aviária que se propagou a todos os continentes, causando a morte de dezenas de milhões de aves e significativas perdas económicas e alimentares.

Sem comentários:

Enviar um comentário