segunda-feira, 13 de julho de 2015

Proposta da Comissão para a aprovação dos OGM’s no Conselho de Ministros


Julho 13
13:27
2015

A polémica proposta da Comissão, que visa permitir aos Estados-membros decidir unilateralmente o uso de OGM's para consumo, vai ser o ponto forte do Conselho de Ministros da Agricultura, que se realiza hoje.

Trata-se do primeiro Conselho sob Presidência do Luxemburgo e este país, que tem uma posição clara contra os OGM's, vai tentar auscultar uma primeira opinião dos Estados-membros, depois da proposta da Comissão ter sido rejeitada em bloco pelo Parlamento Europeu.

Outros pontos em cima da mesa serão o embargo russo, a situação dos mercados, a distribuição de leite e fruta nas escolas e os brévets.

No que diz respeito ao embargo russo, a Comissão apresentará um relatório sobre a situação de mercado de vários sectores agrícolas, que continuarão a ser atingidos pelo prolongamento do embargo.

Neste ponto vão existir reacções de alta preocupação, no que diz respeito à carne de porco pela Áustria e do sector leiteiro pela Bulgária, República Checa,  Hungria, Polónia, Roménia, Eslováquia e Eslovénia.

A delegação italiana vai colocar o problema do sector do açúcar, devido ao futuro fim das quotas.

Em relação à distribuição de fruta e leite nas escolas, a discussão estará à volta de fundir os dois programas num ou continuar a situação como está.

Imagem - euractiv.com

Sem comentários:

Enviar um comentário