sexta-feira, 17 de julho de 2015

AESA recomenda combinação de medidas para conter propagação da Peste Suína Africana

 16-07-2015 


 
A Comissão Europeia pediu à Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos uma avaliação do recente surto de Peste Suína Africana na Europa do Leste e que proporcione aconselhamento científico sobre a sua difusão e contenção.

A doença chegou à Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia, afectando a população de javalis desde 2014, sendo detectada também em porcos domésticos na Letónia, Lituânia e Polónia. A maioria dos surtos nos porcos domésticos ocorreram em pequenas explorações e foram contidos com rapidez. Pelo contrário, a doença continua a propagar-se a nível local entre a população de javalis onde a contenção é mais difícil.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) recomenda o uso de uma série de medidas que devem ser aplicadas de forma combinada, as quais incluem a caça dirigida, a eliminação dos cadáveres dos javalis que morrem na natureza e proibição rigorosa de alimentação dos javalis. Iniciativas que podem conseguir uma redução da reprodução e contenção da doença.

A Peste Suína Africana é uma doença viral que é inofensiva para os humanos, mas mortal para os porcos domésticos e javalis, sendo que actualmente não existem quaisquer vacinas ou curas disponíveis.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário