quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Confraria do Azeite promove concurso gastronómico no Fundão

8 Nov 2011, 16:10h



Realiza-se esta quarta-feira, 9 de Novembro, a prova final do concurso gastronómico que conta com a participação dos alunos da Escola Profissional do Fundão e da Escola de Hotelaria do Fundão. A iniciativa promovida pela Confraria do Azeite tem como objectivo a promoção do azeite da Beira Baixa, da cozinha e dos produtos regionais, explica David Fonseca, chanceler da Confraria.

O concurso está dividido em duas categorias (cozinha e pastelaria) e cada escola vai escolher até três alunos por modalidade para apresentarem as suas propostas. Na categoria de cozinha cada participante vai elaborar uma entrada ou sopa e prato principal, inspirado na Tibórnia (também assim denominado o pão torrado utilizado para a prova do azeite) e com um custo total que não poderá exceder os 15 euros.
Na categoria de pastelaria cada aluno apresenta uma sobremesa com inspiração na doçaria da Beira Baixa e o preço de custo deve ser igual ou inferior a 12 euros. Todas as receitas a concurso vão ser disponibilizadas aos restaurantes do concelho do Fundão que participam no Festival da Tibórnia, agendado para o mês de Dezembro.

A prova final para escolher a "Tibórnia do Ano" realiza-se nas Instalações da Escola Profissional do Fundão. A ementa vencedora vai ser servida no almoço VII Grande Capítulo marcado para 20 de Novembro, dia em que se realiza a cerimónia de entronização de novos confrades. Entre eles está o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo e o presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Por: Susana Proença

http://www.jornaldofundao.pt/noticia.asp?idEdicao=105&id=7849&idSeccao=981&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário