quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PSD sensibiliza Comissário Europeu para importância da expansão do regadio em Portugal

No seguimento da deslocação do Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural à Assembleia da República, o PSD manifesta a sua preocupação quanto a aspectos cruciais da Reforma da Política Agrícola Comum, para o pós 2013, para a Agricultura Portuguesa, na esperança de que possam ser considerados no documento final.

O PSD considera incompreensível a dualidade temporal para o objectivo da convergência, proposto pela Comissão Europeia, relativamente ao valor médio de Ajudas Directas entre Estados-membros e dentro de cada Estado-membro. No nosso entender, a convergência dentro do Estado-membro, proposta para 2019, deveria coincidir com a convergência entre todos os Estados-membros, sem esquecer que a convergência proposta, entre Estados-membros, fica aquém do apresentado inicialmente.


O PSD lamenta que não tenha sido apresentado uma alternativa para o fim das quotas leiteiras, decisão que vai levar ao abandono da actividade, por um elevado número de agricultores.

Por fim, o PSD congratula-se com a receptividade, por parte do Comissário Europeu, para rever a falta de apoio aos investimentos em projectos de regadio, no âmbito do segundo pilar da PAC. Para o PSD a exclusão da elegibilidade do regadio no futuro programa de apoio ao desenvolvimento rural é inaceitável, pois trata-se de uma área estratégica para Portugal como forma de crescimento e de desenvolvimento sustentável da produção agrícola, assegurando simultaneamente a biodiversidade dos ecossistemas regionais.

Fonte: GP/PSD

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/11/10d.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário