domingo, 6 de novembro de 2011

Simpósio Nacional do Castanheiro em Trancoso

A Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP) e a Câmara Municipal de Trancoso, organizam a 11 e 12 de Novembro o I Simpósio Nacional do Castanheiro "Espécie a Defender".
O Simpósio vai decorrer no auditório do Convento de São Francisco e no Teatro Municipal de Trancoso. No evento irão participar produtores, técnicos, especialistas, investigadores, comunidade escolar e autarcas. Com esta iniciativa a Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal pretende transferir para os agentes desta fileira o conhecimento científico existente, de modo a contribuir para a valorização e sustentabilidade deste sistema agro-florestal com enorme potencial de crescimento no futuro. Júlio Sarmento, presidente da Câmara
Municipal de Trancoso, considere que «o castanheiro e a castanha fazem parte da cultura das populações, das regiões produtoras, do seu património paisagístico e têm grande importância económica quer na produção do fruto mas também da madeira, pelo que urge promover o debate desta espécie vegetal tão ligada aos cidadãos e à cultura portuguesa». O concelho de Trancoso insere-se na Zona de Produção de Castanha dos "Soutos da Lapa –DOP/ Denominação de Origem Protegida", onde abundam as variedades Martaínha (cor castanha-clara) e a Longal (cor castanha-avermelhada e estrias longitudinais escuras). A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 37/94, de 18-01, que também reconhece a Denominação de Origem. Na região dos "Soutos da Lapa" existem 2745 produtores estimando-se a produção anual de 1860 toneladas de castanha. A área geográfica de produção está circunscrita a algumas freguesias dos concelhos de Armamar, Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, Lamego, Aguiar da Beira e Trancoso.
Pode consultar o programa na íntegra aqui.
Data Início : 11-11-2011 0:00 Data de Fim : 12-11-2011 0:00 Local Evento :
Trancoso

http://www.guarda.pt/artecultura/exposicoes/Paginas/simpsio-nacional-castanheiro.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário