terça-feira, 8 de novembro de 2011

Suinicultura e a Europa

07-11-2011




A gravidade do problema da Peste Suína Africana na Rússia levou um representante do seu governo a admitir a incapacidade do país lutar sozinho contra a doença.

Nesse sentido, surgiu uma proposta dos respectivos serviços veterinários que visa a criação de uma zona tampão no país vizinho, a Ucrânia, com uma largura de cerca de 100 quilómetros no interior, da qual seria interdita a existência de porcos sem ser em pavilhões devidamente isolados e sujeitos a medidas de biossegurança.

Em relação à propagação do vírus, informações recentes apontam que tenha tido origem em javalis selvagens, os quais, por sua vez contaminaram animais de pequenas explorações de auto-consumo onde não existem medidas de biossegurança.

Ao mesmo tempo, foi ainda constatada a movimentação ilegal de animais, que terão sido os responsáveis pela passagem do vírus de sul para o norte do país.

Em 2011, foram registados 27 focos de Peste Suína Africana na Rússia, 16 em explorações familiares e no ano passado foram assinalados 60 focos, dos quais 33 em pequenas explorações.

Fonte:FPAS

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia42393.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário