quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Corticeira Amorim distingue gestão sustentável da Herdade do Conqueiro

A Herdade do Conqueiro, situada no concelho de Avis, é a vencedora da segunda edição do prémio de boas práticas de gestão da Iniciativa "Valorização e Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade Associada". O prémio foi entregue no seminário "Valor dos Serviços Públicos do Montado de Sobro", que decorreu no Cineteatro Grandolense, uma organização conjunta da Apcor, da Câmara Municipal de Grândola, da Associação dos Agricultores de Grândola e do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Lançado com o intuito de distinguir herdades e proprietários florestais pelas melhores práticas na gestão e valorização do montado de sobro e da biodiversidade associada, este prémio de boas práticas de gestão florestal surge na sequência do protocolo celebrado entre a CORTICEIRA AMORIM, a AFN - Autoridade Florestal Nacional, o ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a QUERCUS e a WWF, no âmbito da iniciativa europeia Business & Biodiversity.


O prémio monetário de valor de 5000 euros foi, assim, atribuído à Herdade do Conqueiro, que se distinguiu entre as cinco finalistas pelas boas práticas ao nível da gestão das espécies e do habitat, da manutenção das charcas e linhas de água e respectiva vegetação, das medidas para conservação e aumento da fertilidade do solo e do plano de gestão inovador que adoptou. O conjunto de boas práticas evidenciado permite à Herdade do Conqueiro a articulação harmoniosa entre a exploração da cortiça, a agricultura e a pecuária, com práticas de gestão que favorecem a conservação do ecossistema.

Nesta edição foi ainda atribuída uma menção honrosa à Herdade da Sanguinheira, do concelho de Abrantes, pelas soluções desenvolvidas para o planeamento e ordenamento do montado de sobro, pelas práticas utilizadas na actividade de descortiçamento e pelos critérios e planeamento das infra-estruturas florestais.

Embora a certificação do sistema de gestão não constitua um critério do concurso, tem-se verificado, sem surpresa, que as propriedades que optaram pela certificação do sistema de gestão florestal sustentável FSC tendem a evidenciar melhores práticas na gestão sustentável do sobreiro e da biodiversidade que lhe está associada. Neste sentido, e desde o lançamento desta iniciativa, verifica-se que a totalidade dos prémios de boas práticas atribuídos (Herdade do Conqueiro e Herdade da Machoqueira do Grou em 2009), assim como a menção honrosa, incidem sobre propriedades certificadas, que cumprem os princípios e critérios do FSC para uma gestão florestal responsável.

"É com satisfação que assistimos a um crescente envolvimento e preocupação dos produtores florestais na gestão sustentável das suas propriedades. Acreditamos que esta distinção da Herdade do Conqueiro favorecerá a adopção, por outros produtores florestais, de práticas consideradas exemplares para a Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade associada", afirma António Rios de Amorim, Presidente da CORTICEIRA AMORIM.

Fonte: CV&A

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/11/08e.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário