sábado, 12 de novembro de 2011

GOLEGÃ - Turistas em grande número na Feira Nacional do Cavalo

O LII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XIII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano ocupou o largo do Arneiro durante esta quinta-feira, dia marcado pela grande afluência de turistas estrangeiros, talvez em busca dos mais belos exemplares da raça lusitana.

Desde cedo que a apresentação dos poldros de 3 anos mereceu a atenção dos aficionados ou simples curiosos. Nos Lusitanos de 3 anos, o poldro Dom Soberano do MT (foto), do criador e proprietário Engº José Filipe Guerreiro Santos - Monte Tramagueira foi o 1º classificado (Ouro), enquanto que nos Lusitanos de 4 anos, o 1º lugar (Ouro) foi conquistado por Cartier, do criador e proprietário Coudelaria Inácio Ramos. Nos Lusitanos de 5 ou mais anos, o 1º lugar foi ganho por Trovador da Raposa, do criador Haras Vale da Raposa e propriedade de Resina Antunes. Um destes equinos será o campeão da raça lusitana. Quanto às raças selectas, o cruzado português de 3 anos Duc Loyal da Casa Agrícola Vítor Frias e propriedade de Transfialense S.A., conquistou o 1º lugar (Ouro), enquanto nos animais de 4 anos, o 1º lugar foi para Caramelo (Ouro), do criador Casa Gouveia e propriedade de António Maria Brito Pães. Na raça português de desporto, Dorium, do criador e proprietário Dr. Pedro Ferraz da Costa venceu com medalha de Ouro. Assim, o campeão de raças será Duc Loyal, Caramelo ou Dorium. Depois, o vencedor da classe lusitana e o vencedor das raças selectas irão disputar o título de campeão da Feira Nacional do Cavalo 2011, a atribuir na tarde de sábado. A quinta de S. António voltou a receber o concurso de dressage nacional e a prova de equitação à portuguesa.


Por sua vez, no Equuspolis decorreu a sessão de esclarecimento e debate "A selecção do cavalo lusitano - osteocondrose um factor limitante, um problema clínico, ou um problema económico?", destinado a sócios e criados da Associação Portuguesa de Criadores do Puro Sangue Lusitano, estudantes de veterinária e veterinários. Veiga Maltez abriu a sessão dizendo que faz todo o sentido que estes assuntos sejam discutidos na Golegã e na Feira Nacional do Cavalo. "Não se pode acabar com a osteocondrose, mas vale a pena discuti-la, pois todos estamos interessados em reduzir esta patologia", afirmou o presidente da câmara municipal da Golegã e da Feira Nacional do Cavalo. Por seu lado, Nuno Brito, responsável da Direcção Geral de Veterinária, salientou o papel das autarquias, neste caso da Golegã, no fomento da cultura e desenvolvimento económico, tomando como exemplo a Feira Nacional do Cavalo. Ao início da noite, Veiga Maltez recebeu na Casa Relvas representantes de vários países do mundo que irão participar na reunião anual da Federação Internacional de Turismo Equestre, agendada para sábado.

Foto Nuno Matos

http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=7330

Sem comentários:

Enviar um comentário