quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dejectos de animais fazem poupar na factura de energia

08-11-11
Segundo apuramos, o ISEP transforma lixo orgânico em biogás e electricidade.

A energia é transformada através de biodigestor anaeróbico e, segundo a lei de Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" e até a dejectos de animais se pode aplicar a essa norma.

O trabalho está a ser desenvolvido por uma equipa do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) que, conseguiu tornar energeticamente autónoma uma exploração agro-pecuária, recorrendo ao lixo orgânico que essa produzia, poupando ainda em combustível e na factura de energia eléctrica.

De acordo com Teresa Nogueira, orientadora da tese de mestrado de Bruno Teixeira (responsável pelo projecto), "através deste processamento (termoquímico), resultante da libertação de gases, consegue-se a co-geração de electricidade e calor (energia térmica) de forma ecológica, sem recorrer a combustíveis poluentes, limpa e efectuando a reciclagem do próprio espaço".


A medida permite não só tornar a instalação auto-sustentável, para que esta não precise de ir abastecer-se à rede pública; mais ainda, é possível injectar tudo aquilo que produza a mais e lucrar com isso.

Contudo, a docente alerta que "é necessário algum investimento" e para que se torne lucrativo, o projecto deverá ser considerado para instalações com, por exemplo, "a partir de 50 cabeças de gado" – sustentando que os bovinos são "mais rentáveis".

Os dejectos de animais podem ser transformados em biogás e energia eléctrica para ser usada localmente. Através de um biodigestor anaeróbico – a transformação do lixo é realizada por fermentação sem oxigénio e a caldeira aproveita o biogás (composto em 60 por cento por metano, com elevado poder calorífico), convertendo-o num produto energético –, é possível rentabilizar lixo orgânico altamente poluente e permitir que as instalações de gado possam ser, no caso das explorações de maior dimensão, energeticamente autónomas.

Para quantificar a poupança de uma exploração agro-pecuária com 80 cabeças de gado bovino, por exemplo, "o investimento tecnológico é amortizado em menos de quatro anos e a factura energética poderá ter um decréscimo de 7819 euros por ano", acrescentou ainda a investigadora do ISEP.

O projecto de Bruno Nogueira foi testado numa quinta na área do Grande Porto, em colaboração com a empresa Magnetic Fields e "a sua viabilidade técnico-económica provada", segundo garantiu Teresa Nogueira.

As quintas que recorrerem a esta medida "poderão até armazenar o seu próprio biogás, para usá-lo posteriormente, em períodos de maior necessidade". No caso da energia eólica, já não seria possível, recordou a docente.

A equipa de investigação está a explorar a possibilidade de alargar a medida à utilização de outros resíduos, como palha ou lenha. Teresa Nogueira explica que este projecto não só contribui para a redução de poluentes, como também evita o maior funcionamento de centrais, a partir do momento que "pode injectar energia na rede nacional, tornando estas explorações.

Em tempos em que a poupança se impõe, Portugal está a dar passos importantes na economia, desta feita de energia, o que é sempre um ponto positivo a favor da ciência, associado à inovação e ao reconhecimento da capacidade técnica e do conhecimento dos nossos cientistas.

Algarve Primeiro: o seu mundo informativo

http://algarveprimeiro.com/index.php?article=20919&visual=8&id_area=1&layout=20

Sem comentários:

Enviar um comentário