sábado, 12 de novembro de 2011

Tetra Pak lança nova geração de equipamentos para produção de queijo

A nova unidade para formação de blocos Tetra Tebel permite aos produtores de queijo Cheddar reduzir custos, aumentar a qualidade e melhoram o desempenho ambiental.




A Tetra Pak, líder mundial em soluções de tratamento e embalagem para alimentos líquidos, lança hoje uma nova geração da sua conhecida unidade de formação de blocos para a produção de queijo Cheddar. A nova unidade Tetra Tebel permite aos produtores de queijo melhorar o seu desempenho ambiental, reduzir custos e minimizar as perdas de produto.

"O nosso equipamento Tetra Tebel para formação de blocos é conhecido pela sua excelente qualidade, elevado rendimento, grande precisão, boa higiene, reduzidas perdas de produto, e baixa manutenção - aspectos que o novo equipamento vem ainda melhorar", afirma Mark Boxall, Director da Categoria Queijo e Soro da Tetra Pak.


Graças a um consumo energético mais baixo, a nova unidade garante uma redução de 25% nas emissões de CO2 comparativamente com a versão Tetra Tebel 5 TwinVac. A redução no uso de ar, água e electricidade gera uma redução de 20 por cento nos custos de operação por quilo de queijo produzido Além disso, a precisão na dosagem dos blocos é melhorada em até 20 por cento.

Estas melhorias no desempenho são o resultado de uma série de inovações conseguidas pelo enfoque colocado pela Tetra Pak no aumento da eficiência operacional e num melhor desempenho ambiental dos seus equipamentos e sistemas. Entre as diversas inovações destacam-se:

Um novo sistema de portas que reduz as perdas de produto. A exclusiva porta de dupla acção separa as operações de fecho e elevação, com uma transição suave dos blocos para o transportador e uma selagem estanque na câmara - isto significa perdas mínimas de coalhada e a inexistência de fugas durante as operações de limpeza (CIP, cleaning in place).

Nova separação ar-coalhada integrada para mais fácil limpeza. Integração do processo de separação no topo da torre de modo a interceptar excessos acidentais de coalhada - isto significa a instalação de menos equipamento reduzindo os custos de investimento para o produtor e os tempos de limpeza e de manutenção.

Novas bombas de vácuo com controladores de frequência para poupar energia. Ao contrário dos sistemas convencionais - onde as bombas operam sempre à mesma velocidade - os controladores de frequência operam à velocidade exigida a cada momento e as bombas desaceleram na eventualidade de uma paragem temporária na linha de produção. Isto significa um consumo de energia consideravelmente mais baixo, o que reduz os custos operacionais e o impacte ambiental.

Nova configuração da torre reduz o desgaste e eleva a qualidade. Toda a construção da torre reforça a sua robustez e aumenta a longevidade do equipamento numa laboração sem problemas. A nova torre foi redesenhada para facilitar a sua limpeza. O tratamento dado à superfície do material confere aos blocos uma superfície exterior mais suave.

Novo sistema de guilhotina reduz tempos de paragem. Graças a uma configuração exclusiva o sistema pode ser substituído em cerca de 20 minutos - outros sistemas comparativos requerem um dia de trabalho completo para a sua substituição. A facilidade de acesso à torre não requer a sua remoção.

Novo cilindro elevatório para maior facilidade e precisão das operações. Assenta num sistema pneumático simples com um higiénico cilindro de compressão em aço inoxidável para uma dosagem e operação mais precisas. Apresenta um menor desgaste e quebras, com uma excelente precisão a longo prazo e custos mais reduzidos.

Novo sistema de controlo mais fácil de operar que permite ao produtor de queijo ter um único monitor para diversas unidades de formação de blocos ou um ecrã para cada unidade.

Fonte: gci

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/11/11.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário