sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Elvas: Semana gastronómica promove azeite e azeitona a partir de sábado

Doze restaurantes do concelho de Elvas vão confecionar, a partir de sábado e ao longo de uma semana, vários pratos à base de azeite e azeitona, dois produtos básicos da gastronomia da zona, informou hoje o município local.

A vereadora no município de Elvas, Elsa Grilo, explicou à Agência Lusa que o objetivo da iniciativa passa por "apoiar a restauração do concelho e as empresas transformadoras de produtos, como o azeite e azeitona".

A Semana Gastronómica do Azeite e Azeitona, promovida pelo município, tem início este sábado e vai decorrer em 12 restaurantes do concelho de Elvas até dia 20 deste mês.


"As pessoas poderão degustar as tradicionais tibornas de pão, patés de azeitona e amêijoas à bulhão pato, entre muitos outros pratos que têm na sua base o azeite e a azeitona. Serão igualmente privilegiados os azeites produzidos no concelho de Elvas", explicou a autarca.

Quanto à divulgação da iniciativa, Elsa Grilo indicou que foram instalados, praticamente em toda a região do Alentejo e na vizinha Extremadura (Espanha), suportes de promoção com a indicação dos restaurantes aderentes.

"Acreditamos que, desta forma, defendemos e valorizamos dois produtos básicos e tradicionais da cozinha alentejana e, em particular, da região de Elvas e, por outro lado, valorizamos a restauração como um dos pilares do turismo", afirmou.

Para além da Semana Gastronómica do Azeite e da Azeitona, o município de Elvas vai promover mais quatro semanas gastronómicas ao longo de próximo ano.

"Iremos realizar a semana gastronómica do porco, entre 07 e 15 de janeiro, do borrego, entre 07 e 17 de abril, da ameixa, entre 21 e 29 de julho, e a do bacalhau de 22 a 30 de setembro", concluiu.


@Lusa

http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1199955

Sem comentários:

Enviar um comentário