sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Carros portugueses já cumprem meta europeia de CO2 para 2015

29.09.2011
Ricardo Garcia
Os carros em Portugal já estão a cumprir as metas de redução de
emissões de CO2 que a União Europeia estabeleceu para a indústria
automóvel até 2015.
Em média, os portugueses estão a comprar carros cujos escapes lançam
127 gramas de CO2 por cada quilómetro rodado (g/km), abaixo do limite
mínimo de 130 g/km imposto pela legislação europeia em 2009. Os dados
constam de um estudo hoje divulgado pela Federação Europeia dos
Transportes e Ambiente, uma organização não-governamental com sede em
Bruxelas, conhecida pela sigla T&E.

Em 2009, a média em Portugal era de 134 g/km. Houve uma queda de 5,0
por cento em 2010. O país permanece na segunda melhor posição do
ranking europeu elaborado pela T&E. Em primeiro agora está a
Dinamarca, a pouca distância de Portugal.
O relatório da T&E salienta que em ambos os países vigoram políticas
fiscais que penalizam os automóveis com maiores emissões de CO2. Em
Portugal, um carro com 1250 cilindradas e 115 g/km de emissões de CO2
tem um Imposto Sobre Veículos (ISV) com 15 por cento de componente
ambiental (79 euros). Com as mesmas cilindradas, mas 140 g/km de CO2,
a componente ambiental do ISV sobe para 66 por cento, ficando 12 vezes
mais cara (927 euros).
A associação ambientalista Quercus, que integra a federação T&E, chama
a atenção também, num comunicado, para "o facto dos portugueses, face
ao seu poder de compra, serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao
seu consumo de combustível". Na prática, a frota automóvel em Portugal
é mais económica, em comparação com outros países europeus.
Segundo o relatório da T&E, os carros novos europeus, no seu todo,
chegaram a uma média de 140 g/km de CO2 em 2010, obtendo uma redução
de 3,7 por cento em relação a 2009. A indústria automóvel, diz o
relatório, está no bom caminho para cumprir a meta para 2015.
Mas os compromissos europeus, adiados sucessivamente até serem
finalmente adoptados em 2009, incluem excepções e mecanismos flexíveis
que "na prática significam que a meta para 2015 está próxima de 140
g/km, ao invés de 130 g/km", alerta o relatório da T&E.
Em termos absolutos, as emissões dos automóveis têm caído na Europa,
fruto da crise e do aumento do preço dos combustíveis. Em 2009 – ano
com os dados mais recentes – foram cinco por cento mais baixas do que
o seu maior pico, registado em 2007. No ano passado foram vendidos
13,2 milhões de carros na UE, dos quais 223 mil em Portugal.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1514189

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