domingo, 25 de setembro de 2011

Clube de restaurantes que usem “made in Madeira”

Direcção Regional da Agricultura aposta forte na promoção dos produtos
regionais na gastronomia

A Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Regional, com o
objectivo de fomentar e encorajar a criação de associações ao nível da
restauração, está a desenvolver o conceito de "Cozinha de
Proximidade", inserido na preferência pelos alimentos produzidos o
mais perto possível dos locais de consumo, e assente na assumpção de
uma maior consciência social, ecológica e ambiental, quer de quem os
disponibiliza, quer de quem os consome.

Esta iniciativa, anunciou ao JM o director regional de Agricultura e
Desenvolvimento Rural, «inclui a criação de um "Clube de Restaurantes
Madeira +" (designação provisória) que privilegie o consumo de
produtos agro-alimentares com a marca "Produto da Madeira", e está
contemplada no plano de actividades do projecto atrás referido».
"Laboratório" gastronómico
Ainda no âmbito deste projecto, e para atingir uma maior divulgação e
conhecimento sobre a arte culinária, a gastronomia e dos próprios
alimentos, a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
(DRADR) vai iniciar, em 2012, as acções necessárias à criação de um
"laboratório" com os chefes mais criativos da hotelaria e restauração
regional, além de nutricionistas e dietistas, para que, com base na
cozinha tradicional madeirense, novas tendências e, especialmente, na
oferta agro-alimentar de produção local, desenvolva um conjunto de
sugestões de pratos inovadores para difusão à rede HORECA (Hotelaria,
Restauração e Catering).
Fórum da Gastronomia
Com vista a apoiar a impulsionar o turismo gastronómico e a criação de
um grupo de trabalho sobre a culinária madeirense e as novas
tendências de "Fusão", a DRADR pondera, ainda, o desenvolvimento de um
Fórum de Gastronomia da Madeira, que reflicta o estado da gastronomia
regional e proponha cenários para o seu desenvolvimento e afirmação
futuros.
Esta iniciativa está incluída num projecto que mereceu a designação de
"Promoção do Consumo dos Produtos Agro-Alimentares da Região Autónoma
da Madeira" candidatado a co-financiamento no âmbito do programa
INTERVIR +.
Recorde-se que a DRADR tem vindo a realizar, de forma estruturada e
consistente desde 2009, um conjunto de acções de divulgação de
gastronomia com produtos agro-alimentares regionais envolvendo um
amplo número de chefes da hotelaria e restauração da Região, como a
Escola de Turismo e Hotelaria da Madeira e a Associação de Barmen da
Madeira, tendo ainda a participação da Câmara Municipal do Funchal.
Estas acções têm ocorrido em diversos eventos/locais de grande
atractividade de público (certames agrícolas do calendário anual,
feiras das actividades económicas regionais, Mercado dos Lavradores,
etc.), e consistido, entre outras actividades, na realização de
showcookings e na edição e distribuição das receitas criadas.
Programas na televisão
Neste âmbito também haverá que dar um particular ênfase, numa parceria
com a RTP-M, à produção de um programa televisivo exclusivo sobre
culinária com produtos agro-alimentares regionais, ligando chefes
reputados e agricultores numa óptica da "terra à mesa" e que mereceu o
nome "Sabores da Madeira" que já vai na 3ª temporada.
Marca "Produtos da Madeira"
Também como motivação ao turismo gastronómico, em 2010 e 2011, a DRADR
promoveu a realização de showcoookings com chefes e produções locais
no Salão "Prazer de Provar" integrado na "Feira Nacional de
Agricultura", realizada anualmente em Santarém, com uma média de
250.000 visitantes durante cada evento.
Em 2011, em estreita articulação com a Direcção Regional do Turismo,
foi promovida acção de natureza idêntica ("5 Dias, 5 Chef's") já no
contexto da "Bolsa de Turismo de Lisboa".
Por fim, a DRADR considera que a implementação e disseminação da marca
"Produto da Madeira", criada recentemente, constituirá uma inestimável
ferramenta para alavancar o aumento da notoriedade, e do conhecimento
do carácter distintivo e da qualidade ímpar dos produtos
agro-alimentares madeirenses, e concomitantemente de todas as
actividades em que estes se integrem, contribuindo para reforçar a
afirmação da excelência do destino Madeira.
Miguel Angelo

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=17&id=196193&sdata=2011-09-25

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