02.06.2011 - 15:43 Por João Pedro Pereira
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Um jogo português para o Facebook vai ser lançado este mês, ainda sem
data definida, e coloca o jogador na pele de um agricultor do
Alentejo, com o objectivo de gerir uma propriedade de forma
ambientalmente sustentável.
O Rural Value está já disponível numa versão inacabada (PÚBLICO)
Chamado Rural Value, o jogo é inspirado no FarmVille, um jogo popular
em todo o mundo e no qual os jogadores têm de administrar uma quinta,
o que inclui tarefas como plantar árvores ou cereais e criar gado. A
mecânica de Rural Value é semelhante, mas todos os elementos têm rigor
científico, nota o professor do Instituto Superior Técnico, em Lisboa,
Tiago Domingos, responsável pelo projecto e investigador na área do
ambiente.
"O que temos é um simulador de uma quinta, tudo o que lá está
corresponde à realidade", explica, frisando que até os valores
envolvidos nas transacções (uma das formas de fazer dinheiro virtual é
vender os bens cultivados) são baseados em valores reais de mercado.
"Quem trabalha na área dos jogos tipicamente não os faz com uma base
científica. O realismo agrícola do FarmVille é baixíssimo" – no
FarmVille é possível, por exemplo, comprar vacas cor-de-rosa ou
alienígenas.
Rural Value, que foi desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa
de jogos Biodroid, não tem fins comerciais e o objectivo é ajudar a
alertar para as questões de desenvolvimento sustentável. "Há uma
essência pedagógica e de divulgação", nota o investigador.
Por ora, está já disponível no Facebook uma versão de testes de Rural
Value. Esta demonstração mostra um ambiente de jogo muito semelhante
ao FarmVille. Porém, o jogador pode levar a cabo algumas actividades
que vão para lá da agricultura e que são típicas do Alentejo, como o
turismo rural.
Rural Value estará disponível em português e inglês. "É importante
divulgar isto para um cidadão de qualquer país", argumenta Tiago
Domingos. "Podemos captar a atenção de estrangeiros, que se podem
tornar consumidores de eco-turismo ou de produtos tradicionais da
agricultura portuguesa".
Usar o Facebook como plataforma para este jogo permite ao projecto ter
a possibilidade de chegar a muitas pessoas com um nível reduzido de
recursos. "Se compararmos com o FarmVille, ou com um jogo para uma
consola, a dimensão [dos recursos disponíveis] é completamente
distinta", refere Domingos. "Numa relação custo/benefício, o Facebook
permite-nos chegar a mais pessoas, [o jogo] vai-se espalhando pela
rede".
http://www.publico.pt/Tecnologia/jogo-para-facebook-ensina-a-gerir-quinta-no-alentejo_1497198
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