quarta-feira, 22 de junho de 2011

John Deere: Estabelecer rumos para o crescimento no futuro

A empresa John Deere convidou, aproximadamente, 5000 colaboradores,
principais clientes e especialistas em agricultura de 59 países para
virem a Lisboa entre 31 de Maio e 27 de Junho. Os grandes objectivos
do maior evento de sempre realizado na Europa são partilhar a
estratégia de crescimento da empresa para os próximos anos e a
introdução de mais de 100 novos produtos agrícolas nos mercados da
Europa, CIS(1), Norte de África, Médio Oriente e Próximo Oriente
(Região 2).

"Escolhemos Lisboa para realizar este evento, uma vez que, há 500 anos
atrás, Vasco da Gama partiu daqui para visitar novas terras, fazer
descobertas e desenvolver novos padrões de navegação", afirma
Christoph Wigger, Vice-presidente de Vendas e Marketing da John Deere,
para a região 2. "Tal como este famoso navegador definiu novos rumos,
nós fazemos o mesmo para expandir o nosso negócio nesta importante
região".
A estratégia mundial da John Deere
Em Outubro de 2010, a empresa John Deere anunciou a revisão da sua
estratégia com o objectivo de atingir uma receita anual de 50 biliões
de dólares em 2018. Esta estratégia visa o desenvolvimento da
companhia em duas plataformas de crescimento - soluções e equipamentos
de agricultura e de construção. Também permite que a empresa continue
a aumentar o desempenho de negócios complementares, ou seja, o
Soluções para jardinagem, golfe e floresta, serviço de apoio como os
Financeiros, Sistemas de Potência, Peças e Acessórios e Soluções
Inteligentes. No âmbito desta estratégia, uma profunda compreensão das
necessidades dos clientes e a oferta de maior valor, um sistema
mundial de distribuição de classe e talento e um extraordinário
crescimento global são vistos como factores críticos de sucesso.
"Aumentos no tamanho e afluência da população mundial vão levar a uma
duplicação da procura por alimentos, combustível e fibras em 2050",
afirmou o Presidente e CEO da Empresa, o Sr. Samuel R. Allen, por
ocasião do evento "Setting Directions". "Segundo algumas estimativas,
os agricultores terão de produzir tanto na primeira metade deste
século, como nos últimos 10.000 anos. A produção terá de crescer mais
rapidamente do que nunca e as máquinas agrícolas produtivas serão uma
necessidade absoluta. Apesar da expansão passar também por outras
partes do mundo, a Região 2 não é nada menos do que a nossa maior
oportunidade de crescimento da receita única ", concluiu Allen.
Definição de orientações para o crescimento na Região 2
Com 30 por cento das terras aráveis do mundo, 41 por cento da produção
mundial de leite e 24 por cento do fornecimento mundial de carne de
porco, a Região 2 representa um potencial de vendas anuais de 35
bilhões de dólares para os produtores de máquinas agrícolas.
"A procura crescente por commodities agrícolas exige o lançamento de
inovações hoje para garantir o nosso negócio de amanhã, numa área onde
os clientes gastam mais em equipamentos agrícolas do que em qualquer
outro lugar do mundo", disse Wigger. "Portanto, a nossa ambição para a
região é alcançar 7 bilhões de dólares em receitas e uma quota de
mercado global de 25 por cento até 2014. Há um foco claro no
crescimento da nossa participação de mercado na UE, 27 mercados em
todas as categorias de produtos até 2014, e um segundo foco no
desenvolvimento de mercados da CIS.
"A John Deere pretende atingir este crescimento através de cinco
formas definidas: forte foco no cliente, crescimento da quota de
mercado rentável, uma rede mundial de concessionários de classe, uma
elevada performance da organização John Deere e pela expansão de
soluções financeiras e o desenvolvimento de relacionamentos com os
principais países agrícolas.
"Porque os clientes estão a mudar e pretendem mais eficiência e
produtividade em todas as áreas das suas operações, temos de mudar e
também os nossos concessionários, para acrescentar o maior valor ao
negócio dos clientes", concluiu Wigger. "Para fazer isso de uma forma
bem coordenada, a John Deere tem adaptado uma abordagem em três
fases."
Três passos para alcançar metas ambiciosas, no mundo inteiro e na Região 2
1. 2009: Implementação do Modelo Operacional John Deere Global (GOM)
Em 2009, a John Deere anunciou a implementação de seu novo modelo
operacional Global (GOM), uma matriz organizacional que define cinco
diferentes plataformas de produtos globais e quatro regiões dedicadas
às vendas e marketing.
O objectivo principal é reduzir significativamente a complexidade da
organização, para alavancar a sua experiência em todo o mundo e
atribuir papéis e responsabilidades claros que por sua vez permitam
uma tomada de decisão rápida. Desta forma, os seguintes cinco
princípios operacionais são definidos para garantir a eficácia do GOM:
foco no cliente, "diferenciação" e velocidade, processos padronizados,
colaboração com parceiros e desenvolvimento de talentos.
2. 2011: A construção de uma organização de alto desempenho: Uma
Região - Uma equipa
Em Fevereiro de 2011, a John Deere anunciou internamente uma grande
reestruturação das suas vendas e toda a organização de vendas e
marketing. Em vez de deixar muitas funções dentro da tradicional área
de vendas e marketing da John Deere, a nova organização prevê a
criação de uma área de vendas e marketing para a Região 2, sediada em
Mannheim.
Esta iniciativa irá agregar as funções chave, incluindo o
desenvolvimento negocial, a gestão de contas chave, um centro de apoio
às vendas e, por último, mas não menos importante, as áreas de gestão
de marketing táctico e de incentivo (publicidade, espectáculos e
eventos e comércio electrónico). Esta estrutura alivia os ramos das
tarefas administrativas, para que possam focar-se totalmente em
atender os seus próprios clientes e mercados, aproveitando em
simultâneo a experiência da organização central.
3. 2011: Concessionário de Amanhã, Estratégia (DoT)
Em Lisboa, John Deere também anunciou a implementação da sua
estratégia (DoT). Este prevê a criação de uma rede de concessionários
de classe mundial, que irá crescer significativamente em escala e
especialização. "A John Deere de amanhã deve possuir ou operar em
várias lojas e atingir um volume anual de vendas superior a 25 milhões
de euros", disse o vice-presidente de vendas da Região 2, Stefan von
Stegmann. "Para os comerciais da região 2, isso significa um
crescimento de receita de pelo menos 30 por cento. Os nossos 24.000
funcionários em toda a região podem realmente fazer a diferença no
apoio profissional à nossa base de clientes cada vez mais exigente. Um
exemplo recente é a reorganização de sucesso da nossa presença no
mercado Holandês, onde a John Deere agora opera com oito comerciais
recém-nomeados e sua rede de vendas. O seu tamanho permite-lhes
investir e dar mais apoio profissional, em termos de conhecimentos
especializados, efectivos e proximidade com seus clientes", disse von
Stegmann.

(1) - The Commonwealth of Independent States (CIS): organização
regional cujos países participantes são ex-repúblicas soviéticas,
formado durante a desagregação da União Soviética.
Fonte: imago
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/06/22c.htm

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