sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Banana da Madeira apresenta conceito de comunicação

"O que é que esta banana tem?" é o mote para os próximos 3 anos

"O que é que esta banana tem?" é a pergunta sob a qual assenta o conceito de comunicação que a marca Banana da Madeira lança este mês. Durante os próximos três anos vão ser diversas as acções que irão dar resposta a esta pergunta, salientando as mais-valias deste fruto, quando proveniente do arquipélago português.

Para além de saborosa e de fácil digestão, a banana é uma excelente fonte de energia: altamente nutritiva, rica em vitaminas, fibras, minerais e açúcares naturais; destaca-se por ter um tamanho ideal, uma polpa consistente e um aroma intenso. E como se ainda não bastasse, é prática e é divertida. Sendo estes os benefícios reconhecidos da banana, fica por desvendar o que distingue a Banana da Madeira das restantes. Afinal, por que é que muitos preferem a Banana da Madeira? Esta foi a pergunta que conduziu ao conceito de comunicação: "O que é que esta banana tem?".


Para acompanhar o conceito de comunicação foi desenvolvido um ambiente gráfico que remete para o universo da Banana da Madeira e para as características diferenciadoras deste produto. O amarelo é cor predominante deste ambiente, ao qual se juntam o azul, o bege e o branco, remetendo-nos para a origem deste produto – o arquipélago da Madeira. O resultado é alegre e em tons quentes e apelativos.

Paralelamente, foram criados padrões e ícones gráficos que estarão presentes em vários meios e formatos, contribuindo assim para o reforço da identidade da marca Banana da Madeira. A criatividade teve por base uma associação directa a um estilo de vida saudável e ao desporto (com uma significativa concentração de potássio, o consumo de banana reduz a probabilidade de cãibras fazendo deste um alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos), reforçando assim a estratégia da Banana da Madeira de marcar presença em eventos desportivos de várias modalidades.

"Este é um conceito forte e foneticamente apelativo (fica no ouvido), que gera curiosidade à volta das propriedades e valores desta banana na medida em que todas as peças de comunicação se focam no que a Banana da Madeira tem de especial.", explica Jorge Dias, Director-Geral da GESBA / Banana da Madeira.

O conceito criativo tem a assinatura da Brandia Central que ficou responsável pelo projecto de promoção da Banana da Madeira, depois de ter garantido, em concurso público e em concorrência com outras empresas nacionais do sector, a sua comunicação por três anos.

"Foi com um grande empenho e um enorme orgulho que a Brandia Central, uma empresa 100% nacional, respondeu ao desafio de trabalhar a promoção de um dos grandes produtos do nosso país. Todos os nossos esforços estão concentrados no impacto que queremos causar na sociedade nacional, reforçando os benefícios, características e curiosidades sobre este fruto. Em breve vamos poder saber tudo o que esta Banana tem.", afirma João Pedro Oliveira, responsável pelo projecto na Brandia Central.

"Em resposta ao concurso público n.º1 GESBA/2011 para a aquisição de bens e serviços para a execução do projecto de promoção e informação do símbolo gráfico das Regiões Ultraperiféricas (RUP) associado à Banana da Madeira, a equipa da Brandia Central desenvolveu um projecto sólido e adequado ao caderno de encargos, tendo como principal objectivo optimizar os recursos disponíveis.", acrescenta o gestor de marcas.

"Este é um projecto transnacional, que envolve, além da GESBA, a ASPROCAN e UGBPAN, com o objectivo de promover, no âmbito do projecto de divulgação e Informação do símbolo gráfico das Regiões Ultraperiféricas (RUP), as bananas produzidas nas regiões ultraperiféricas de Portugal (Madeira), Espanha (Canárias) e França (Guadalupe e Martinica)", refere Jorge Dias, Director-Geral da GESBA / Banana da Madeira.

Fonte: Joana Pratas
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/11/17d.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário