sábado, 22 de agosto de 2015

Agricultores franceses vão invadir Paris no próximo dia 3 de Setembro

Agosto 19
11:05
2015

A Fédération Nationale des Syndicats d'Exploitants Agricoles está a preparar uma mega manifestação de agricultores em Paris para o dia 3 de Setembro.

São esperadas centenas de tractores e muitos milhares de agricultores, que vão invadir a cidade luz.

A convocação atinge todos os sectores agrícolas e não só os que estão em maiores dificuldades, como o do leite, da carne de porco e de bovino e as frutas e legumes.

O sector dos cereais também está a sentir uma baixa considerável de preço nos últimos dias.

A contestação é feita, não só ao governo francês, mas também a Bruxelas, sendo exigidas medidas urgentes para apoio ao sector agrícola.

Um dos pontos de reivindicação prende-se com o embargo russo, com a exigência de que Bruxelas tome posição clara para negociar com os russos.

O ponto mais delicado prende-se com a legislação laboral, que os franceses consideram um forte elemento de distorção do mercado comunitário.

Assim, enquanto os empresários agrícolas franceses têm de pagar elevadas contribuições para ter um assalariado, os responsáveis agrícolas apontam o dedo a outros países, como a Alemanha e a Espanha, que acusam de utilizarem mão-de-obra sazonal de países de Leste e do Norte de África a preços por hora muito baixos, o que faz baixar os custos de produção dos produtos agrícolas.

Esta contestação ao nível da legislação laboral pode vir a tomar dimensões imprevisíveis ao nível de negociações em Bruxelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário