sábado, 22 de agosto de 2015

Cacau: receitas de exportação em São Tomé baixam 44,4% no primeiro semestre

 22 Agosto 2015, sábado  IndústriaIndústria alimentar

São Tomé e Príncipe exportou no primeiro semestre de 2015 apenas 803 toneladas de cacau, principal fonte de receita em divisas, correspondendo pouco mais de 1,9 milhões de euros, revelou o Instituto Nacional de Estatística do país.
O Instituto faz uma comparação com as exportações do mesmo período de 2014 e concluiu que se registou uma «quebra acentuada» de 44,4% nas receitas de exportação.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística de São Tomé e Príncipe, a exportação de bens de forma geral atingiu no primeiro semestre deste ano pouco mais de 2,3 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 30,4% face ao registado em 2014.
Nessa altura o arquipélago exportou cerca de 3,4 milhões de euros. A diminuição nas exportações é atribuída a baixa produção e exportação do cacau.
Entre os países que mais se destacam na importação dos produtos são-tomenses constam a Bélgica, Espanha, Países Baixos e Itália com um valor total das exportações estimado em 78,5%.
O Instituto revela ainda que a importação também apresentou um valor negativo de quatro por cento.
O défice da balança comercial durante o primeiro semestre deste ano também registou um decréscimo de 2,3%, enquanto a taxa de cobertura das importações pelas exportações situou-se em 4,4%, contra os 6,1% em 2014.
Ainda sobre as importações, de janeiro a junho deste ano, o que São Tomé e Príncipe mais importou são os combustíveis, materiais agrícolas e alimentares que representam no seu conjunto 64,8% do total das importações.
Quanto as importações dos produtos alimentares, destacam-se o arroz com 4.901,1 toneladas, seguindo-se a farinha de trigo com 2.888,6 toneladas e o açúcar com 769 toneladas.
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário