sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Alto Minho quer drones a vigiar florestas

 20 Agosto 2015, quinta-feira  Agroflorestal

Os municípios do Alto Minho pretendem instalar o projeto de vigilância do ambiente e da natureza através de drones. O projeto, denominado VIANA, prevê uma estrutura de seis drones.
«Um drone com maior alcance e cinco unidades que permitem fazer a cobertura do território todo. Essas unidades ainda têm câmaras», começa por explicar João Esteves, autarca de Arcos de Valdevez.
«Um dos factores muito importantes é a questão das reativações, porque a maior parte acontece de noite e os drones têm maior capacidade para detetar de noite do que qualquer outro meio. Seria uma grande ajuda», sublinha.
Os aparelhos têm autonomia para 60 quilómetros, com sede no Centro de Meios Aéreos dos Arcos.
O projeto, no valor de três milhões de euros, abarca os dez municípios do Alto Minho e alguns do Parque Nacional da Peneda Gerês. Depois do aval do Governo, será candidato a fundos comunitários, lembra João Esteves.
Portugal foi palco de 13 mil incêndios este ano, grande parte dos quais (2.680) só nos primeiros 15 dias de agosto. O valor está acima da média da última década, mas a área ardida é menor (44 mil hectares).
Segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que contabilizam os incêndios entre 1 de janeiro e 15 de agosto, houve mais 4% de ocorrências em relação à média dos anos entre 2005 e 2014.
O Porto foi o distrito mais afetado.
Fonte: RR 

Sem comentários:

Enviar um comentário