sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Novo site mostra incêndios em tempo real


     
Sónia Balasteiro Sónia Balasteiro | 20/08/2015 16:58 3570 Visitas   

José Sérgio/SOL
Novo site mostra incêndios em tempo real


Num só clique, já é possível obter todas as informações sobre os incêndios que lavram nas florestas portuguesas: Se estão activos ou já foram extintos; quais os meios mobilizados para cada um dos focos de incêndio e a respectiva localização geográfica. Estes são apenas alguns dos dados disponibilizados directamente sobre o mapa do país no novo site de João Pina, estudante da Universidade de Aveiro (UA). 

Actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o www.fogos.tomahock.com pretende «dar uma rápida, permanente e preciosa ajuda aos bombeiros, aos profissionais do Instituto Nacional de Estatística (INEM) e às populações afectadas», explicou a UA em comunicado .

A ideia do estudante de Novas Tecnologias da Comunicação em desenvolver o site, activo há duas semanas, surgiu depois de perceber em conversas com amigos bombeiros que a visualização da informação disponibilizada pelo site da ANPC, no que diz respeito aos fogos que diariamente têm lavrado em Portugal, "é muito complicada", explica o próprio. 

Leitura fácil

"Os vários passos necessários para chegar aos dados da ANPC, apresentados em tabelas de leitura pouco óbvia e em formato PDF que têm de ser constantemente descarregadas para aceder à actualização das informações que a instituição disponibiliza ao longo do dia" deram o clique a João Pina.

"Tenho alguns amigos, bombeiros ou do INEM e que, nesta altura em que há mais incêndios, andam sempre a ver o site da ANPC", explica o jovem. Eles queixam-se da forma como a informação relativa aos incêndios é disponibilizada. Dizem estar muito dispersa e de não ser de rápida compreensão", explica o também programador no laboratório SAPO Labs/UA, mais concretamente no projeto SAPO Campus, uma parceria entra a UA e o SAPO.


Sem comentários:

Enviar um comentário