quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vinhos portugueses venderam mais 19,5 por cento este ano nos Estados Unidos


19/8/2015, 18:43129 PARTILHAS
Exportações de vinho português para os Estados Unidos aumentaram 19,5 por cento entre janeiro e maio deste ano, com a produção portuguesa a dominar listas dos melhores.


ESTELA SILVA/LUSA

As exportações de vinho português para os Estados Unidos aumentaram 19,5 por cento entre janeiro e maio deste ano, com a produção portuguesa a dominar listas dos melhores, segundo dados da associação que promove as marcas portuguesas no estrangeiro.

Este ano, os americanos compraram 420 mil garrafas de vinho português, afirmou o diretor de marketing da ViniPortugal, afirmando que 2015 está a ser "um grande ano" no mercado norte-americano, com vinhos portugueses nas capas de revistas da especialidade.

Os últimos dados estatísticos de exportações para o mercado, de janeiro a maio, apontam para um crescimento de 19,5% em valor para o total de vinhos e 36,4% para os vinhos tranquilos (sem contar com vinho do Porto, Madeira e espumantes).

A ViniPortugal investiu 1,5 milhões de euros este ano em promoção, organizando 142 provas de vinho dentro de supermercados.

De 2010 a 2014 os vinhos portugueses cresceram em valor 32%, partindo já de uma base expressiva e a ViniPortugal acredita que o sucesso neste mercado se repercute em crescimento noutros mercados, e dá o exemplo do Canadá, onde o total de vinhos cresceu 14 por cento e os tranquilos 12.6%.

Os vinhos nacionais foram ainda promovidos no Aspen Food & Wine Classics, que aconteceu em junho e é um dos mais elitistas festivais de gastronomia e vinhos nos EUA, e foi realizado um evento para empresários designado Find Importers Day Program.

Em outubro, serão realizadas as grandes provas anuais, que vão passar por Nova Iorque, Chicago e São Francisco, e a participação noutra feira do setor.

Neste momento, os EUA são o quarto mercado de exportação de vinhos portugueses, 2.º em termos de vinhos tranquilos, e o mercado de maior crescimento dentro dos cinco maiores mercados de exportação. No ano passado, os 16 milhões de litros exportados representaram vendas no valor de perto de 60 milhões de euros.

Portugal classificou ainda três vinhos portugueses entre os quatro melhores do mundo, de acordo com a revista de referência no mercado Wine Spectator. Cerca de 11% de todos os vinhos portugueses provados por esta revista em 2014 obtiveram pontuação máxima (95 a 100 pontos), quando a média global é de apenas 01%.

A mesma revista dedicou a sua capa da edição de Julho a Portugal. Os leitores de outra publicação norte-americana, a US Today, elegeram numa votação online o Alentejo como a melhor região vínica para visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário