sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pampilhosa da Serra: plantar medronheiros para prevenir incêndios



 20 Agosto 2015, quinta-feira  Agroflorestal
medronho
O presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito, defende a plantação de medronheiros e realçou o valor económico do fruto e o contributo desta espécie autóctone para prevenir os incêndios florestais.
«O medronho é um fruto que tem atualmente uma projeção muito grande no mercado», disse José Brito, a propósito de uma ação de sensibilização ambiental que vai decorrer naquela vila do distrito de Coimbra, a 21 de agosto, às 16h00.
«Temos cada vez mais produtores de pinho e eucalipto que apostam neste tipo de plantação», um dos quais, José Martins, está a finalizar a instalação de uma destilaria, na zona industrial da Pampilhosa da Serra, destinada ao fabrico de aguardente de medronho, enfatizou José Brito.
A floresta a criar nas áreas destruídas pelo fogo «deve incluir folhosas», como carvalhos e castanheiros, mas também medronheiros, que podem travar o avanço dos incêndios e «têm a capacidade de se regenerar muito facilmente».
«No concelho, temos medronheiros que arderam há um ou dois anos e já estão a dar fruto novamente», exemplificou o autarca.
Além de proporcionarem a produção de uma aguardente saborosa, após fermentação prolongada, bebida que é «muito procurada» em Portugal, os medronhos podem ser consumidos em fresco, estando atualmente a ser estudadas outras utilizações, com a participação de investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e das universidades de Aveiro e Coimbra.
José Brito disse ainda que a autarquia apoia o processo para a certificação da aguardente de medronho da região.
Fonte: Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário