terça-feira, 18 de agosto de 2015

Alcoutim acolhe Jornadas Técnicas dedicadas ao Figo-da-Índia



 13 Agosto 2015, quinta-feira  Ana Clara Pequenos Frutos
figo da india

A 3 e 4 de setembro de 2015, o Espaço Guadiana, em Alcoutim, acolhe a I edição das Jornadas Técnicas dedicadas ao Figo-da-Índia.
O evento começa no dia 3 (quinta-feira) de manhã com a conferência de abertura dedicada à temática.
No dia 4 de setembro terá lugar uma visita técnica a plantações da empresa V. LuzAgro, localizada na freguesia de Martim Longo.
No mesmo dia realiza-se, na mesma localidade, um workshop intitulado "Oficina dos Sabores".
As inscrições podem ser efetuadas aqui.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Martim Longo e conta com o apoio da Câmara de Alcoutim.
Alcoutim, «capital do figo-da-índia», como é apelida pelo município algarvio, tem promovido a figueira-da-índia e o seu fruto com o objetivo de «apoiar os jovens agricultores do concelho que apostam cada vez mais nesta cultura».
Recorde-se que a figueira-da-india (nome científico - Opuntia ficus-indica) é uma espécie da familia Cactaceae, com origem e na região central do Mexico, sendo que pode ser encontrada em vários sistemas agrícolas de várias regiões do mundo.
A planta adapta-se particularmente bem em zonas semi-áridas, caraterizadas pela seca, chuvas erráticas e solos pobres sujeitos a erosão.
Na família Cactaceae a espécie Opuntia ficus-indica é considerada a mais importante do ponto de vista económico, sendo cultivada em mais de 20 países, com destaque para o México, Sicília, Argélia, Chile, Brasil e Norte de África.
Na Europa, a Itália e o principal produtor de fruto com uma área plantada dedicada de 3500 ha e uma produção total de 70 mil toneladas de fruto.

Sem comentários:

Enviar um comentário