terça-feira, 18 de agosto de 2015

Douro espera uma vindima de grande qualidade

13-08-2015 
 

 
O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto disse que se espera uma vindima de qualidade nesta região, o que considerou ser mais importante do que o aumento da produção previsto.

«Nós no Douro olhamos mais para a qualidade do que para a quantidade», afirmou Manuel de Novaes Cabral à agência Lusa. E, segundo o responsável, por todas as indicações dadas, espera-se «um ano qualitativamente muito bom» na mais antiga região demarcada do mundo.

Neste território as vindimas também já estão a começar, designadamente na região mais quente do Douro Superior. «Esperemos agora que não haja nenhuma surpresa em termos meteorológicos», sublinhou Manuel Cabral.

E «verdadeiramente importante» para o responsável é que «seja preenchida a quota do benefício e que seja dada resposta à procura existente de vinhos DOC Douro». O benefício, a quantidade de mosto que cada produtor pode destinar à produção de vinho de Porto, foi este ano fixado nas 110 mil pipas.

De acordo com as perspectivas de vindima do Instituto da Vinha e do Vinho, a produção de vinho no Douro deve aumentar 20 por cento em 2015/2016 face à campanha anterior para cerca de 1,7 milhões de hectolitros.

Esta que é principal região vinícola portuguesa, responsável por cerca de um quarto da produção total, deverá atingir assim o valor mais elevado desde 2010/2011, numa campanha em que se perspetiva um aumento global da produção na ordem dos oito por cento.

Na região as previsões de vindima são feitas pela Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), com sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, que avançou com uma produção nesta vindima entre as 278 e as 300 mil pipas de vinho, o que se traduz num aumento de 20 a 30 por cento comparativamente com o ano passado.

No entanto, a ADVID adverte que o resultado final da próxima vindima vai depender das condições climáticas e fitossanitárias que se registarem até Setembro.             

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário