sábado, 22 de agosto de 2015

Preço do azeite é o mais alto em 10 anos por medo de escassez

Preço no varejo subiu em torno de 10% no mundo nos últimos 12 meses.

Menor oferta impulsiona alta e custo para temperar salada pode subir mais.


Alerta para os consumidores que cuidam da saúde: uma menor oferta está impulsionando alta dos preços mundiais do azeite de oliva para máximas de quase uma década e o custo de temperar uma salada pode subir mais devido às perspectivas de uma colheita escassa na Espanha, o principal produtor.

Os preços no atacado para o azeite de oliva virgem alcançaram € 4.099,52 por tonelada esta semana, uma escalada de mais de 60% ante um ano antes, segundo a Fundação para a Promoção e o Desenvolvimento dos Olivais.
Os preços no varejo subiram em torno de 10% em todo o mundo nos últimos doze meses, mostrou uma análise do Euromonitor. A seca danificou a produção espanhola no verão passado, que foi de 835 mil toneladas, menos da metade que a temporada anterior, de 1,78 milhão de toneladas.

Na Itália, que tradicionalmente tem sido o segundo produtor mundial, uma bactéria transmitida por insetos destruiu grandes áreas de oliveiras no sudeste do país e reduziu sua produção em mais de 50%, para 222 mil toneladas.

A produção global para a temporada 2014/15 caiu 29%, segundo números do Comitê Oleícola Internacional, o que ajudou a definir os preços de atacado do chamado "ouro líquido" em seu maior nível desde fevereiro de 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário