sábado, 22 de agosto de 2015

Vinho do Porto quer conquistar EUA, Canadá e China em dois anos



 22 Agosto 2015, sábado  Viticultura
vinho porto

A Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) viu aprovado o projeto 'A Taste of Origin', através do qual receberá quase um milhão de euros de fundos comunitários para promoção nos mercados prioritários dos EUA, Canadá e China.
«São mercados muito importantes do vinho do Porto que valorizam os vinhos premium, Vintage e LBV», explicou a AEVP que se prepara para levar em outubro as empresas associadas a duas mostras de vinhos do Porto e Douro em Toronto e Montreal, no Canadá.
O projeto 'Port and Douro Wines, a Taste of origin', que a AEVP apresentou ao concurso para o incentivo à qualificação e internacionalização das PME promovido pelo Compete 2020, é constituído por oito mostras de vinhos e uma feira em mercados internacionais considerados prioritários para o setor.
No ranking de 2014 dos mercados de vinho do Porto, França aparece em primeiro lugar quer em volume de vendas quer em valor, com os EUA a ocuparem o sexto com 4,8% do volume e 8,6% do valor total comercializado de 363,5 milhões de euros.
Para os EUA foram engarrafadas, em 2014, mais de 422 mil caixas de nove litros de vinho do Porto (31,5 milhões de euros), um aumento de 5,4% face ao ano anterior, mais de metade das quais de categorias especiais.
Já para o Canadá, em nono lugar em volume de vendas e sétimo em valor (com 12,3 milhões de euros), seguiram mais de 151 mil caixas de nove litros de vinho do Porto, 71,9% das quais premium.
A China é um dos mercados emergentes prioritários para a AEVP que, no âmbito deste projeto, pretende participar na Vinexpo Ásia em Maio de 2016, seguindo-se três mostras de vinhos do Porto e Douro em Hong Kong, Macau e Xangai.
Também em 2016, a associação promove uma mostra no Canadá, e duas nos EUA, em Seattle e São Francisco.
Representando um investimento total de 2,1 milhões de euros, comparticipados em 947 mil euros, o projeto, que visa ainda promover o vinho do Douro e promover o enoturismo, é constituído por uma ação de Estudos dos Mercados Prioritários que para aumentar o conhecimento das empresas e da AEVP relativamente aos mercados internacionais prioritários.
O concurso de incentivos à qualificação e internacionalização, lançado no final de 2014, visava apoiar pequenas e médias empresas que procurassem ações de promoção e marketing promocional com o objetivo de aceder a novos mercados.
Constituída em 1975, e com sede em Vila Nova de Gaia, a AEVP reúne 16 empresas que representam cerca de 90% da comercialização de vinho do Porto e 35% dos vinhos do Douro com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Fonte: Lusa

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