quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vamos poder exportar pera rocha para o México, a Costa Rica e a Colômbia


Agosto 10
15:01
2015

O Secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito, anunciou recentemente a abertura do México à pera rocha portuguesa. A Costa Rica também vai seguir rapidamente os passos do México.

Quanto à Colômbia, este país vai enviar rapidamente inspectores ao nosso país, para analisarem as condições de produção, estando tudo muito bem encaminhado para que também passe a ser um novo mercado para a nossa pera rocha.

A abertura destes mercados vem no seguimento de um trabalho muito forte desenvolvido pela Secretaria de Estado, no sentido de encontrar alternativas ao mercado russo, que sofre de um embargo desde o dia 4 de Agosto do ano passado.

Apesar de só representar 4,1 milhões de euros nas exportações de pera rocha, o embargo russo trouxe um aumento muito grande de competitividade de preços da pera no mercado interno europeu, uma vez que os principais países exportadores de pera para a Rússia, colocaram-na na Europa.

Outro tema abordado por Nuno Vieira e Brito foi o da proibição do uso da toxiquina, produto destinado a aumentar o período de conservação da pera e que não pode ser mais usado dentro da UE. Portugal pediu uma excepção para poder utilizar este produto na fruta a exportar para países onde o produto continua a ser autorizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário