quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Incêndios em Agosto já deixaram 15 mil hectares de área ardida

18-08-2015 

 
Os incêndios florestais consumiram cerca de 15 mil hectares de matos e florestas na primeira quinzena de Agosto, elevando a área ardida para quase 43.844 hectares desde o princípio do ano.

O valor deste ano já é o dobro do registado em todo o ano passado, um dos mais moderados em termos de incêndios em Portugal desde 1980. Mas está abaixo da média da última década, que é de 55.920 hectares.

O mais recente balanço dos incêndios florestais, divulgado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), mostra que número de incêndios em Julho e na primeira quinzena de Agosto é muito próximo da média da década anterior. Mas a área ardida é substancialmente menor, de menos 44 por cento em Julho e menos 42 por cento em Agosto.

Os incêndios deste mês tiveram, até agora, o seu ponto alto entre os dias 7 e 10, quando temperaturas elevadas, acima dos 35ºC em vários pontos do país, e vento forte complicaram o trabalho dos bombeiros. Os maiores fogos deste ano ocorreram nesses dias, a começar por um que deflagrou em Vila Nova de Cerveira, a 8 de Agosto, e que consumiu três mil hectares de área verde. Dois dias depois, teve início um incêndio na Serra da Estrela, que assumiu grandes proporções. No total, arderam 2300 hectares de mato e floresta nos concelhos de Manteigas e Gouveia.

A queda das temperaturas a partir do dia 11 de Agosto teve reflexo imediato sobre os incêndios. O número de ignições caiu e desde o dia 13 tem estado abaixo das 100 ocorrências diárias, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Nesta terça-feira, às 12:45 horas, havia apenas dois incêndios activos, nenhum deles a requerer grande mobilização de meios.

As temperaturas vão subir a partir desta quarta-feira, com os termómetros a ultrapassarem novamente os 30ºC em vários pontos do país. Para a quinta-feira, estão previstos 37ºC em Castelo Branco, 36ºC em Évora, 35ºC em Elvas e Santarém, 34ºC em Lisboa e Bragança, 33ºC em Viseu e Vila Real e 32ºC em Coimbra e Braga. No fim-de-semana, os termómetros voltam a descer para valores abaixo dos 30ºC na generalidade do país.

Fonte: Público


Sem comentários:

Enviar um comentário