quarta-feira, 13 de março de 2013

ANGOLA: Uso de telemóveis auxilia agricultura


12 de Março, 2013Partilhar   Tamanho da letra   Enviar   Imprimir
A utilização de telemóveis faz com que os alertas precoces sobre surtos de doenças animais sejam divulgados em questão de segundos
Fotografia: Rogério Tuti
Agricultores e veterinários de vários países africanos adoptaram o uso de telemóveis para rapidamente enviarem alertas sobre surtos de doenças animais em fase muito precoce e monitorizar campanhas de vacinação de animais, revelou o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A utilização de telefones móveis, afirmou a FAO, está a fazer com que os alertas precoces sobre surtos de doenças animais sejam divulgados em questão de segundos, em vez de semanas, como acontecia até há pouco tempo.
A FAO revelou que está a aproveitar a "enorme aceitação da tecnologia dos telemóveis" para informar as populações sobre focos de doenças animais, monitorizar campanhas de vacinação e a prestação de tratamentos veterinários, como a desparasitação.
No Quénia, por exemplo, onde três em cada quatro pessoas têm agora um telemóvel, a FAO estabeleceu uma parceria com o Royal Veterinary College e a ONG local VETAID, para apoiar os testes de uma aplicação de telemóvel desenvolvida por pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Imperial Collegeof London, no Reino Unido.
O aplicativo, chamado EpiCollect, ajuda a rastrear as campanhas de vacinação e de tratamento dos animais. A aplicação e o espaço de armazenamento são fornecidos gratuitamente no site da EpiCollect, que atribui um endereço único a cada projecto.

http://jornaldeangola.sapo.ao/18/0/uso_de_telemoveis_auxilia_agricultura

Sem comentários:

Enviar um comentário