quarta-feira, 13 de março de 2013

Cortiça é material de eleição em colecção da estilista sul-africana Suzaan Heyns

A cortiça portuguesa foi a grande estrela da coleção apresentada em
Joanesburgo pela consagrada estilista sul-africana Suzaan Heyns.
Num desfile com enorme brilho, integrado na "Mercedes-Benz Fashion
Week", Heyns tornou-se a primeira estilista em todo o mundo a
apresentar uma coleção completa - de vestuário, acessórios e calçado -
com a cortiça como elemento dominante.
"Doors of Perception (o nome do espetáculo concebido pela estilista)
serviu para desmontar algumas ideias feitas, nomeadamente que a
cortiça é apenas utilizada para determinados fins e que seria um
material rígido, por isso jogámos com o movimento real que pode ser
criado pelas peças em cortiça, e que é maravilhoso. Foi um desafio às
perceções erradas criadas na mente com um resultado que excedeu as
expetativas", disse à Lusa Suzaan Heyns, que se confessou rendida à
beleza e às qualidades daquele material natural.
A coleção em cortiça inclui dezenas de peças, de vestidos a calças,
"tops" e casacos, uns inteiramente em "cortiça-couro", outros com
aplicações na cintura, nos ombros, nas golas ou nas costas.
Nos acessórios, Heyns utilizou várias qualidades de cortiça, incluindo
a que é usada em soalhos e impermeabilizações, por ser mais rígida e
mais adequada, nomeadamente às carteiras, malas de mão e às solas dos
sapatos.
A marca Suzaan Heinz existe no mercado sul-africano desde 2008 e a sua
criadora, que vai inaugurar em breve novas lojas, além da que está
aberta há cinco meses no centro comercial de Melrose Arch, exibe na
"Semana da Moda" de Joanesburgo há quatro anos consecutivos e vai
mostrar as suas coleçõesem Nova Iorqueem setembro próximo.
"Caminhamos com passos pequenos, mas seguros. A minha terra é a África
do Sul, adoro viver e trabalhar aqui e a expansão da marca é feita sem
ansiedade, mas com segurança", confessou Suzaan Heyns, que se
considera "à margem de tendências e estilos, mas com um grande amor
pela beleza".
A Amorim Cork South Africa, empresa do grupo Amorim estabelecida na
Cidade do Cabo há quase três décadas e que forneceu todos os materiais
em cortiça utilizados nesta coleção, congratulou-se pela experiência e
pelo sucesso de Heyns no desfile da Semana da Moda de Joanesburgo.
Joaquim Sá, diretor da Amorim Cork South Africa, salientou ter sido
esta "a primeira vez que o mundo da moda assistiu à apresentação de
uma coleção inteiramente em cortiça".
"Até o próprio cenário - os portões de perceção ("Doors of Perception"
no original) - foram revestidos com cortiça", referiu aquele executivo
português natural do Porto e que tem liderado a gradual penetração de
cada vez mais produtos em cortiça no mercado sul-africano, onde
começou por fornecer as rolhas para a indústria vinícola na região do
Cabo Ocidental.
"A cortiça e a criatividade são sinónimos. A cortiça observou, durante
séculos, a expressão de criatividade do mundo do vinho e a sua
reputação mantém-se inalterável como acessório de moda", disse à Lusa
Joaquim Sá, salientando a importância das qualidades ecológicas,
biodegradáveis e recicláveis da cortiça num mundo cada vez mais alerta
para as questões ambientais.
Diário Digital com Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=620756

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