sexta-feira, 8 de março de 2013
Cooperativa britânica muda radicalmente definição do preçoa
2013.03.08 (00:00) Reino Unido
A United Dairy Farmers, uma das maiores cooperativas leiteiras do Reino Unido, com 1.900 membros e com uma produção 1.000 milhões de litros de leite por ano, decidiu mudar radicalmente a sua forma de estabelecimento do preço do leite.
Até agora, o preço fixado para o leite estabelecia-se através de leilões mensais de leite. No último leilão, correspondente a 24 de Janeiro, estabeleceram-se preços a partir de 28,19 ppl (32,4 cêntimos/litro) por um contrato de um mês para 40 milhões de litros de leite. Este preço foi semelhante ao registado no mesmo mês do ano anterior e 1,16 ppl (1,3 cêntimos/litro) inferior ao do mês precedente.
O novo sistema escolhido agora pela cooperativa passa por estabelecer acordos directamente com compradores individuais. A razão pela qual se tomou a decisão de mudar deriva do facto de muitos membros da cooperativa reclamarem que com os leilões não era possível obter bons preços.
O presidente da cooperativa afirmou que com o novo sistema não será apenas capaz de negociar melhores preços, mas também de garantir maior estabilidade dos preços, especialmente nos momento de mais elevada produção.
Mas nem todos são da mesma opinião. A organização agrária Ulster Farmers Union acredita que com a negociação individual, a cooperativa terá pouco peso, na hora de conseguir boas cotações e que, dessa forma, a volatilidade será maior.
http://www.anilact.pt/informacao-74/7199-cooperativa-britanica-muda-radicalmente-definicao-do-preco-
Sem comentários:
Enviar um comentário