terça-feira, 5 de março de 2013

IKEA retira bolos de amêndoa depois de detetada contaminação com bactérias na China

05.03.2013 15:43
MUNDO



A empresa sueca de mobiliário IKEA retirou de 23 países uma variedade de bolos de amêndoa que vende nas suas lojas  depois de terem sido descobertas numa remessa para a China bactérias normalmente  encontradas nas fezes.
Segundo o jornal Shanghai Daily, a autoridade chinesa de segurança alimentar  descobriu "um nível excessivo de bactérias coliformes" nos bolos fabricados  na Suécia.

A empresa anunciou que 1800 bolos designados como Taarta Chokladkrokant  - descritos como bolos de amêndoa com chocolate e doce de manteiga - foram  destruídos depois de intercetados pelas autoridades alfandegárias chinesas  em novembro passado.

"Os bolos nunca chegaram às lojas", afirmou a porta-voz da empresa sueca,  Ylva Magnusson, acrescentando que os níveis de bactérias encontradas eram  "baixos" e que a IKEA tenciona descobrir como foi possível terem sido encontrados  em bolos.

Um microbiologista da agência sueca para de segurança alimentar, Mats  Lindblad, afirmou que as bactérias coliformes "podem indicar contaminação  com fezes, mas nem sempre", frisando que normalmente não apresentam perigo  para os consumidores.

Na semana passada, a IKEA retirou de venda as suas embalagens de almôndegas  em 25 países - incluindo Portugal - depois de as autoridades checas terem  encontrado vestígios de carne de cavalo no produto.

Lusa

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/03/05/ikea-retira-bolos-de-amendoa-depois-de-detetada-contaminacao-com-bacterias-na-china

Sem comentários:

Enviar um comentário