segunda-feira, 4 de março de 2013

Visabeira e Serrata formalizam negócios em Nova Deli


Lusa
04 Mar, 2013, 08:21

Duas empresas portuguesas, a Visabeira na área da energia e a Serrata no setor do azeite, vão assinar hoje em Nova Deli contratos com grupos económicos indianos, disse hoje à Lusa o presidente da AICEP.
"Vamos ter a assinatura de um excelente contrato entre a Birla, que é um dos gigantes da área das comunicações e eletricidade indianos com o grupo Visabeira no sentido de explorar a rede e a sua manutenção e instalação", disse à Lusa Pedro Reis, presidente da Agência para o Investimento e Comércio de Portugal (AICEP).

De acordo com a AICEP, a Birla é um dos três grandes grupos económicos indianos "e um gigante" da área das telecomunicações e da energia.

"O facto de fazerem uma parceria com o grupo Visabeira quer dizer abertura do mercado indiano, que vai investir nestas infraestruturas nos próximos anos e um grupo português entra pela mão de um dos maiores grupos indianos com um enorme potencial de crescimento", acrescentou Pedro Reis, que se referiu também a um negócio da exportação de azeite para a Índia.

"O grupo de português de azeite Serrata conseguiu a primeira grande encomenda de exportação de azeite português para a Índia, com valor ao longo de cinco anos e cujo primeiro lote de produção foi já encomendado", disse ainda Pedro Reis.

Esta encomenda de azeite será formalmente colocada à empresa hoje, em Nova Deli, assim como será celebrada a parceria estratégica entre a Birla e a Visabeira.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros iniciou no domingo uma visita de cinco dias à Índia, acompanhado pelo presidente da AICEP, pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, além de representantes de 35 empresas portuguesas de vários setores.

Além de Nova Deli, a delegação vai deslocar-se a Bombaim e a Goa.

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros reuniu-se com os empresários da Câmara de Comércio indiana e expôs o programa de privatizações do Estado português, manifestando o desejo de ver duplicadas as exportações portuguesas para a Índia.

Além do encontro com empresários, Paulo Portas reúne-se hoje com o ministro das Relações Externas da Índia, Shri Salman Khushid, e com presidente do Bharatiya Janata Party (BJP), partido conservador de inspiração hindu, fundado em 1980 e que é presentemente a segunda maior formação no parlamento indiano.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=632739&tm=6&layout=121&visual=49

Sem comentários:

Enviar um comentário