sexta-feira, 8 de março de 2013
E-Commerce e redes sociais podem ser o futuro do setor vitivinícola
por Ana Rita Costa
8 de Março - 2013
O Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha lançou a segunda edição de "Vendes na Internet?", uma iniciativa cujo objetivo é prestar apoio a pequenas e médias empresas na utilização do comércio eletrónico como plataforma de vendas.
A indústria vitivinícola espanhola tem sido das que mais tem apostado na venda eletrónica dos seus produtos e, nos últimos anos, esta forma de negócio tem convivido com as formas tradicionais de distribuição.
O estudo "Redes Sociais, vendas online e comércio eletrónico de vinho", elaborado pela MASMedios para o Observatório Espanhol do Mercado do Vinho refere que 38% das adegas espanholas contam com uma loja online.
A análise "Modelos de Distribuição do vinho em Espanha" da Nielsen conclui que a venda de vinhos naquele país alcançou já os 45 milhões de litros, o que corresponde a um valor de 600 milhões de euros a uma média de 9,90 euros por garrafa.
Os estudos apontam ainda o Twitter e o Facebook como um complemento às vendas em lojas online e dizem que estes representam um canal direto de comunicação e diálogo ativo com os utilizadores e consumidores e podem servir para implementar melhorias nos modelos organizativo e comercial das adegas e empresas do setor.
As principais adegas exportadoras espanholas já estão nas redes sociais (cerca de 40% aderiu a estas plataformas entre 2011 e 2012), e cerca de 15% destas empresas dedicam mais de 10 horas semanais à gestão destas plataformas digitais. O estudo conclui ainda que 50% das empresas do setor já incluem as redes sócias nas suas estratégias de marketing e comunicação.
http://www.enovitis.com/news.aspx?menuid=8&eid=5665&bl=1
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