A Comissão Europeia publica hoje um estudo que analisa o valor do
sistema de protecção de denominação da UE para todos os produtos
agrícolas e alimentares ("indicações geográficas" ou "IG"), incluindo
vinhos e bebidas espirituosas.
60% das vendas de produtos IG europeus teve lugar no país de onde são
originários, enquanto 20% ocorreram em países da UE e outros 20% foram
exportados para fora da UE.
As exportações extra-UE representaram cerca de 11,5 mil milhões de
euros, destinadas principalmente aos EUA (30%), Suíça e Singapura (7%
cada), Canadá, China, Japão e Hong-Kong (6% cada).
Dacian Ciolos, Comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento
Rural, saudou os resultados: "As nossas IG valem 54,3 mil milhões de
euros em todo o mundo, e que representam 15% do total das nossas
exportações de alimentos e bebidas. Isto mostra a sua importância para
a economia da UE e a relevância dos nossos esforços para promover e
defender este sistema.
As IG são determinantes para a geração de valor acrescentado local - e
para os empregos. Tornam viáveis a agricultura em áreas rurais e o
novo Regulamento de Qualidade, que recentemente entrou em vigor, vai
reforçar isto ainda mais.
"Durante o período 2005-2010, os vinhos representaram 56% de todas as
vendas de produtos agrícolas e alimentares com um nome protegido
produzidos na União Europeia (30,4 mil milhões €), os produtos
agrícolas e géneros alimentícios 29% (15,8 mil milhões €), as bebidas
espirituosas 15% ( 8,1 mil milhões €) e os vinhos aromatizados 0,1% (
31,3 milhões €).
O estudo também analisa a valorização do valor dos produtos com IG, ou
seja, a valorização que uma IG pode esperar no mercado, em comparação
com produtos similares sem IG. Em média, estimou-se que os produtos IG
foram vendidos 2,23 vezes mais caros, em comparação com os produtos
sem IG.
Fonte: Europa
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/03/04d.htm
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