quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Não, não há "engano"… Agricultura e alimentação - agricultores e consumidores - reclamam o fim do programa de desastre nacional do Governo e das Tróikas!



A aplicação, a Portugal e aos Portugueses, do chamado "programa de assistência financeira", está a acelerar, e muito, a ruína da nossa Agricultura e a agravar a situação de desnutrição e fome dentro do País. Podemos dizer que nos cortam em tudo aquilo de que mais precisamos para trabalhar e viver enquanto nos aumentam brutalmente os impostos. Assim, trata-se de um verdadeiro programa de desastre nacional imposto pelo Governo e pelas Tróikas

Como a CNA tem afirmado, em 2012 e 2013, há cortes no Orçamento de Estado que podem atingir mais de 140 milhões de Euros pelo que o PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural, já se encontra fechado a novas candidaturas. O aumento brutal dos impostos, e do IVA em especial, tem contribuído bastante para o aumento do custo especulativo dos Combustíveis, da Electricidade, das Rações, Adubos e Pesticidas, o que provoca o aumento de custos para se produzir enquanto os preços à Produção se mantêm em baixa. O desemprego sempre a subir; os cortes continuados em Salários, Pensões e Reformas; reduzem o poder de compra dos Consumidores e, também por aí, se reduz o escoamento da Produção Nacional enquanto se degrada a qualidade alimentar. O encerramento de Serviços Públicos de proximidade e a alienação das Funções Sociais do Estado - Saúde - Educação - Segurança Social - afectam muito a qualidade de vida no Mundo Rural e fazem aumentar o êxodo das Populações.

Entretanto, a situação de recessão económica e financeira não cessa de se agravar o que prova que tanto sacrifício está a ser em vão.

Da nossa parte, cumpre afirmar que nem o Governo se "enganou" nas políticas que tem aplicado até porque se têm apresentado verdadeiras alternativas nem o alargar um pouco os prazos do "défice" resolve os maiores problemas. E ainda menos são de admitir os novos e esmagadores cortes de quatro mil milhões de Euros no Orçamento de Estado de que agora falam Governo e Tróikas.

É indispensável, isso sim, pôr fim a este programa de desastre nacional imposto pelo Governo e pelas Tróikas e quanto mais depressa melhor.

Sim, são necessárias outras e melhores políticas agrícolas e orçamentais !

Sim, são necessários outros e melhores governantes !

Coimbra, 26 de Fevereiro de 2013

A Direcção Nacional da C N A

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/02/27c.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário