As vendas de hambúrgueres e refeições congeladas caíram acentuadamente
nos supermercados britânicos depois do escândalo da carne de vaca
contaminada com carne de cavalo, segundo um estudo do Kantar
Worldpanel.
foto VASCO NEVES/ARQUIVO GLOBAL IMAGENS
Polémica alterou padrões de consumo
"As vendas de hambúrgueres congelados caíram 43% e as de refeições
preparadas congeladas 13% nas quatro semanas anteriores a 17 de
fevereiro, demonstrando claramente uma mudança nos hábitos de
consumo", sublinhou Edward Garner, do Kantar Worldpanel.
A retirada do mercado de produtos contendo carne de cavalo e a
inquietação dos consumidores teve um efeito direto na escolha de
produtos no momento de fazer as compras.
Apesar desta descida, o escândalo não terá afetado as quotas de
mercado dos supermercados, refere o Kantar Worldpanel.
A cadeia Tesco, a primeira a ser envolvida no escândalo, viu a quota
de mercado recuar de 30,1% há um ano para 29,7%, mas esta queda é
atribuída a uma série de ofertas promocionais em vigor no ano passado
que não foram renovadas este ano, adianta a Kantar.
O escândalo da carne de cavalo, que depois se alargou à Europa,
estalou em janeiro quando as autoridades irlandesas anunciaram que
tinham descoberto ADN de cavalo em produtos, vendidos na Irlanda e no
Reino Unido, que só deveriam conter carne de vaca.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3075496
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