sexta-feira, 1 de março de 2013

Ministro da Economia defende "regresso à agricultura e à indústria"


FILIPA DIAS MENDES 28/02/2013 - 17:52
Álvaro Santos Pereira argumentou que é necessária uma maior aposta no capital humano.


TÓPICOS
Álvaro Santos Pereira
Álvaro Santos Pereira sustentou, no Pátio da Galé, um regresso à agricultura e à indústria e uma maior aposta na educação. O ministro da Economia e do Emprego começou por relembrar o crescimento acentuado que o país viveu até aos anos 90, para contrapor esse período aos últimos 12 anos, "os anos das PPP e das obras faraónicas".

"O que temos de fazer não é inventar a roda, é voltar ao que já fizemos antes", frisou esta quinta-feira o ministro, durante a conferência Portugal: A Soma das Partes, organizada pela TSF e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

"Durante muitos anos, achámos que a agricultura não era sexy, que isso era para países não tão nobres como nós", ironizou Santos Pereira. Para o governante, a actual crise veio "ensinar-nos que temos de voltar a apostar na agricultura, na indústria e nos recursos geológicos".

O segundo pilar para vencer a crise é, segundo Santos Pereira, a aposta no capital humano. Nesse sentido, o ministro defendeu a relevância do ensino técnico e profissional e do sistema de aprendizagem dual, assente numa maior interligação entre as empresas e os alunos. Uma reestruturação do sistema de ensino que poderia ajudar a travar "dois dos grandes dramas actuais, o desemprego e a emigração".

Para completar a receita, o ministro sugere um investimento nas exportações. Santos Pereira aproveitou o evento para elogiar os recentes resultados das exportações e antecipar que, no final de 2013, Portugal vai ter "um saldo positivo na balança comercial". "Pela primeira vez em muitas décadas, vamos ter o peso das exportações acima de 40%. Este é um resultado de todos nós que nos deve orgulhar", vincou.

Santos Pereira elogiou os empresários portugueses que "não baixaram os braços, arregaçaram as mangas e foram lá para fora". O ministro da Economia fez ainda referência à coesão social do país – tal como o Presidente da República, na sessão de abertura da conferência –, frisando que Portugal "está a viver a maior crise do último século" e argumentando que "a única forma de a ultrapassarmos é deixar de lado as nossas diferenças".

http://www.publico.pt/politica/noticia/ministro-da-economia-defende-regresso-a-agricultura-e-a-industria-1586159

Sem comentários:

Enviar um comentário