sexta-feira, 1 de março de 2013

CIC prevê um aumento de quatro por cento na produção mundial de trigo em 2013/2014

27-02-2013




A última estimativa do Conselho Internacional de Cereais para a campanha de 2012/2013, aponta para um crescimento da previsão relativa às existências totais de cereais, excluindo o arroz, de quatro até um total de 326 milhões de toneladas, com aumentos tanto para o milho como para o trigo.

Contudo, as existências totais permanecem a um nível inferior em 40 milhões de toneladas ao registado n ano passado, alcançando o seu nível mais baixo dos últimos seis anos ou, no caso dos principais exportadores, em 17 anos.

O Conselho Internacional de Cereais (CIC) estima que a produção mundial de trigo em 2013/2014 cresça cerca de quatro por cento, aumento que seria absorvido, me grande parte, por o aumento da procura, sendo previsível que as existências finais aumentem apenas dois milhões de toneladas, depois de cair os mesmos dois milhões em 2012/2013.

Para o comércio mundial em 2013/2014 espera-se que se mantenha no nível registado este ano, as vendas desde a região do Mar Negro serão travadas devido às existências iniciais inferiores à média, o qual promove o desvio da procura para outros exportadores.

A previsão para as existências de milho no final de 2012/2013 aumentou cerca de 1,7 milhões de toneladas, desde o mês passado, mas nos principais exportadores continuem no seu nível mais baixo registado nos últimos 16 anos.

Em breve começa a sementeira da colheita de 2013/2014 no hemisfério norte, para onde se estima que a superfície aumente cerca de 0,6 por cento, com um novo crescimento da área nos Estados Unidos, no entanto, a precipitação da Primavera será um factor decisivo nas zonas afectadas pela seca.

Apesar o clima pouco favorável dos últimos meses, espera-se que o Brasil e a argentina obtenham colheitas recorde, mas a produção mundial pode sofrer uma quebra de três por cento em relação ao ano anterior. Tendo em conta a oferta reduzida, prevê-se que o consumo mundial sofra uma descida de um por cento, como consequência de uma redução da procura por parte do sector de etanol dos Estados Unidos.

A previsão para a produção mundial de soja em 2012/2013 sofre um corte, mas continua a ultrapassar em 13 por cento os valores registados no ano passado, sobretudo graças à expectativa de colheitas abundantes na América do Sul, com um aumento das existências mundiais de 20 por cento frente ao ano anterior.

No mercado de colza destaque para a colheita do Canadá na altura de avaliar as perspectivas de oferta e procura em 2013/2014, embora as previsões oficiais avancem com um aumento de 17 por cento da produção em comparação à campanha anterior, sem qualquer alteração significativa das existências finais e o mercado a prosseguir com o apoio de uma situação fundamental bastante precisa.

Fonte: Agrodigital

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia45873.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário