terça-feira, 10 de março de 2015

A Espanha torna-se no maior exportador mundial de vinho

Março 05
09:17
2015

A Espanha tornou-se no maior exportador mundial de vinho, apesar da maior quantidade exportada ser a granel e não engarrafada. O país ultrapassou, assim, a França e a Itália, tendo mesmo conseguido um recorde mundial em exportação de vinho.

Segundo dados publicados pelo Observatorio Español de los Mercados del Vino, as exportações de vinho espanhol atingiram, em 2014, os 22,8 milhões de hectolitros, ou seja, mais 22,3% que em 2013.

Curiosamente é a França, actualmente, o maior comprador de vinhos espanhóis, com 5,8 milhões de hectolitros em 2014, seguido da Alemanha, de Portugal e da Rússia.

Apesar deste grande aumento das quantidades exportadas, a receita não acompanhou este movimento, pois 55% do vinho foi vendido a granel.

Este fenómeno também é justificado pela necessidade que as cooperativas tiveram em vender rapidamente o vinho, pois necessitam de espaço de stockagem, devido à grande produção de 2013.

A Espanha tem as maiores vinhas do mundo, mas a actividade foi muito difícil em 2014, pois o excesso de vinho levou a que os preços do mercado interno tenham descido cerca de 50%.

Ainda há muito trabalho a fazer ao nível dos mercados externos, uma vez que, por exemplo, a França importou muito vinho a granel para engarrafar e exportar como vinho europeu. O grande trunfo tem a ver com o baixo preço do vinho que coloca no mercado mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário