domingo, 8 de março de 2015

Empresas exportadoras antecipam aceleração das vendas internacionais em 2015

03-03-2015 

 
As expectativas das empresas exportadoras de bens apontam para uma aceleração das suas exportações, em termos nominais, face a 2014, adianta um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a síntese do relatório "Perspectivas de Exportação de Bens", com base em inquéritos realizados em Novembro do ano passado, as empresas perspectivam um aumento nominal de 2,5 por cento nas exportações de bens em 2015, mais dois pontos percentuais que as suas estimativas de evolução das exportações em 2014.

No Comércio Extra-UE as perspectivas são de um acréscimo de 4,7 por cento e no Comércio Intra-UE de +1,7 por cento. Quando se exclui a componente de Combustíveis e lubrificantes, perspectiva-se um aumento nominal de 2,8 pontos percentuais (p.p.) no Comércio Internacional, com mais 5,8 p.p. no Comércio Extra-UE e +1,9 pontos no Comércio Intra-UE.

Por Grandes Categorias Económicas destacam-se as expectativas de diminuição das exportações, para o mercado Intra-UE, de Material de transporte e acessórios, com -0,4 por cento e de Produtos alimentares e bebidas, com -0,3 por cento. No mercado Extra-UE, é de salientar o crescimento esperado de 9,2 p.p. nas exportações de Máquinas, outros bens de capital e seus acessórios.

Ainda, de acordo com o INE, em Novembro, 2ª edição do inquérito, as empresas inquiridas reviram em baixa a estimativa de maio sobre a evolução das exportações de bens em 2014.

A 1ª edição do inquérito (IPEB) realizou-se em maio de 2014 e visou a recolha das perspectivas para o ano de 2014, tendo as empresas então previsto um crescimento das exportações na ordem dos 1,2 por cento em 2014. 

Nesta 2ª edição do IPEB, foi solicitada às empresas uma atualização da sua estimativa para 2014, tendo as empresas exportadoras revisto em baixa, em cerca de 0,7 pontos percentuais para 0,5 por cento, o crescimento, em termos nominais, das suas exportações de bens em 2014. Essa revisão «foi particularmente mais acentuada no caso das exportações para países Extra-UE», segundo a fonte.

Fonte: Dinheirodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário