sábado, 14 de março de 2015

APED faz "balanço" positivo da taxa sobre os sacos plásticos


14 Março 2015, 14:37 por Lusa

 
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) faz um "balanço positivo" sobre a introdução da taxa sobre os sacos plásticos leves, mas a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) diz que ainda é cedo para tirar conclusões.
A taxa sobre os sacos plásticos leves entrou em vigor a 15 de Fevereiro e um mês depois o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, destaca o "balanço muito positivo" da aplicação da lei, tal como a APED.
 
"O balanço efectuado entre o universo de associados APED é bastante positivo e está em linha com os objectivos ambientais traçados pelo Governo", refere a APED, numa nota enviada à Lusa.
 
"Registou-se efectivamente uma acentuada redução de consumo de sacos de plástico, mostrando uma rápida adaptação do consumidor português a esta nova realidade, o que certamente trará impactos ambientais positivos", refere a APED.
 
"A sustentabilidade ambiental sempre foi, aliás, uma preocupação do sector da distribuição e a APED foi pioneira na adopção de práticas de consumo sustentável, nomeadamente no que diz respeito a sacos de transporte de compras, como se pode verificar pela imensa diversidade de oferta ao consumidor", conclui a APED.
 
Já a APIP considera que "ainda é cedo para se poder tirar conclusões".
 
"As grandes empresas acabaram com os sacos leves e algumas estão a perder mercado", disse a directora da APIP, Isabel Ferreira da Costa.
 
Há casos em que as empresas estão com "as linhas de produção em 'standby' [em espera], sem saberem se voltam a trabalhar" ou se os clientes vão voltar a fazer encomendas, adiantou.
Atravessa-se "um período de expectativa" no sector, mas uma coisa é certa para a APIP, as empresas "foram prejudicadas" pela aplicação da taxa sobre os sacos plásticos leves num curto prazo de tempo, acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário