quinta-feira, 12 de março de 2015

IVV: VINHO: EXPORTAÇÕES COM 5 ANOS DE CRESCIMENTO

COMUNICADO PARA A IMPRENSA



 O ano de 2014 registou novo crescimento nas exportações de vinho, marcando o quinto aumento consecutivo.
 Comércio internacional de vinho vale 728,7 milhões de euros para as empresas portuguesas.

Lisboa, 06 de Março de 2015 – Pela quinto ano consecutivo, as exportações portuguesas de vinho aumentaram, alcançando um volume de vendas de 728,7 milhões de euros. Em 2014, o vinho português foi exportado por um valor médio de 2,55 euros por litro, o que significa +7,3% que no ano anterior. Mais vinho engarrafado e menos vinho a granel contribuíram para o bom desempenho das exportações do sector, que tiveram os mercados fora da Europa como principais clientes.
De acordo com o Instituto da Vinha e do Vinho, a exportação de vinho engarrafado aumentou 4,1% o que se traduziu em mais 11,9 milhões de garrafas 0,75 litro que trouxeram mais 27,6 milhões de euros para as empresas portuguesas. No final, os vinhos engarrafados foram 306 milhões de garrafas e 690 milhões de euros.
Frederico Falcão, presidente do IVV, vê estes números com optimismo e realça "a importância do crescimento nos vinhos engarrafados, pois são estes que transportam a origem Portugal para os consumidores, através dos rótulos com indicação da origem, das regiões e das castas. Em 2014, os vinhos chegaram a 146 destinos, em que 10 foram novos mercados face a 2013".
E se em 2013 foi para a Europa que mais quantidade se exportou, em 2014 o sentido foi oposto, com os mercados extra-comunitários a representarem 51%. Para o presidente do IVV, "o preço é um factor determinante e os dados revelam que os vinhos de maior valor acrescentado – os que têm a indicação da origem no rótulo – são exportados para fora da Europa a um preço mais elevado, o que leva as empresas a investir na conquista destes mercados."
Para os anos vindouros, o presidente do IVV expressa a sua "convicção de que o sector vai continuar a crescer, apostando na oferta de vinhos com qualidade e ao nível das aspirações dos consumidores, posicionando Portugal como país de referência na produção de vinho".
Sobre o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV):

O IVV é um instituto público sob tutela do Ministério da Agricultura e do Mar, que tem por missão coordenar e controlar a organização institucional do sector vitivinícola, auditar o sistema de certificação de qualidade, acompanhar a política comunitária e preparar as regras para a sua aplicação, bem como participar na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário